Topo

Brasileirão - 2020

Santos x Atlético-MG: onde assistir, escalações e o que esperar do jogo

Jorge Sampaoli, técnico do Atlético-MG - Bruno Cantini/Divulgação/Atlético-MG
Jorge Sampaoli, técnico do Atlético-MG Imagem: Bruno Cantini/Divulgação/Atlético-MG

Eder Traskini e Thiago Fernandes

Do UOL, em Santos (SP) e Belo Horizonte (MG)

08/09/2020 21h30

O Santos recebe o Atlético-MG na noite de hoje (9), às 21h30, na Vila Belmiro, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro.

Sampaoli vê "setor preferido" desmantelado em reencontro com Santos

O Santos de Jorge Sampaoli da temporada 2019 ficou conhecido pela ofensividade durante os 90 minutos, mas se engana quem pensa que o setor preferido do argentino era o ataque. O treinador era encantado pela defesa santista e via os dois zagueiros, Lucas Veríssimo e Gustavo Henrique, como os pilares que faziam a equipe jogar.

Na partida desta quarta-feira, Sampaoli não verá nenhum dos cinco titulares na maior parte do ano no setor defensivo: Everson, negociado com o seu Atlético-MG, Victor Ferraz, trocado por Madson com o Grêmio, Gustavo Henrique, hoje no Flamengo, Lucas Veríssimo, suspenso, e Jorge, que retornou ao Monaco (FRA).

Onde assistir

O duelo terá transmissão da TV Globo para os Estados de SP, MG (menos Juiz de Fora), GO e TO. Cléber Machado narra, Walter Casagrande e Caio Ribeiro comentam. O canal pay-per-view Premiere transmite para todo o Brasil, com Rogério Correa na narração, Bob Faria e Alexandre Lozetti nos comentários. O Placar UOL acompanha em tempo real.

Prováveis escalações

SANTOS: João Paulo; Madson, Alex, Jobson (Wagner Leonardo ou Derick) e Felipe Jonatan; Diego Pituca (Ivonei), Carlos Sánchez e Arthur Gomes; Marinho, Soteldo e Lucas Braga. Técnico: Cuca.

ATLÉTICO-MG: Rafael; Guga (Mariano), Igor Rabello, Junior Alonso e Guilherme Arana; Jair, Allan e Alan Franco; Savarino, Keno e Eduardo Sasha. Técnico: Jorge Sampaoli.

Desfalques

Santos: Vladimir (lesionado), Lucas Veríssimo (suspenso), Luan Peres (suspenso), Luiz Felipe (lesionado), Alison (suspenso), Anderson Ceará (lesionado), Renyer (lesionado), Kaio Jorge (Covid-19) e Raniel (Covid-19)

Atlético-MG: Réver (gripado), Nathan (lesionado) e Diego Tardelli (lesionado)

Arbitragem

Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (Fifa/RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa/RJ) e Thiago Henrique Neto Correa Faria (RJ)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)

Estratégia dos técnicos

Cuca tem problemas para montar o Santos. Sem a dupla de zaga titular, o primeiro reserva e o volante que poderia ser improvisado no setor, o técnico terá que quebrar a cabeça para montar o sistema defensivo santista, já que não gosta de atuar com dois zagueiros canhotos e os únicos dois à disposição tem o pé esquerdo como dominante, Wagner Leonardo e Alex. Jobson tem grande chance de ser o titular no setor.

No ataque, mais problemas: Kaio Jorge e Raniel estão fora após contraírem Covid-19, e Uribe está em litígio com o clube. Resta apenas o jovem Marcos Leonardo como opção de origem para o setor, enquanto Lucas Braga pode ser improvisado.

Sampaoli costuma alterar a escalação conforme o adversário do Atlético-MG no Brasileirão 2020. No entanto, mantém um padrão de jogo e exige que seu time tenha volume na criação de jogadas. O Galo deve seguir este roteiro mais uma vez no jogo contra o Santos, mesmo que seja disputado na Vila Belmiro.