Topo

OPINIÃO

Mauro: 'Sampaoli e Coudet são técnicos em estágios diferentes da carreira'

Do UOL, em São Paulo

08/09/2020 12h00

Nas três primeiras posições da classificação do Campeonato Brasileiro há dois clubes treinados por técnicos argentinos, o líder Internacional, de Eduardo Coudet, e o Atlético-MG, terceiro colocado e com uma partida a menos, que é treinado por Jorge Sampaoli. Embora ambos tenham sido contratados pelo histórico de armarem times ofensivos, a realidade de suas equipes tem atuações diferentes.

No podcast Posse de Bola #54, Mauro Cezar Pereira faz um comparativo entre os dois técnicos argentinos e diz que Sampaoli tem agradado mais por se manter mais fiel ao seu estilo, enquanto Coudet em alguns momentos acaba armando seu time de forma mais conservadora, como no duelo entre os dois pelo Brasileirão, quando o Inter venceu por 1 a 0.

"O Atlético-MG tem sido um time mais agressivo, o Internacional em alguns jogos conseguiu o resultado, mas o Coudet teve postura em algumas partidas assim mais conservadoras, de defender resultado. Eu espero mais dele, até por que já vi fazendo coisa melhor", diz Mauro Cezar.

"Claro que quando está na liderança isso acaba sendo até difícil de questionar para muita gente, mas ele não veio para cá para adotar as mesmas estratégias dos técnicos daqui. Ele foi trazido da Argentina para ser diferente. Alguns jogos ele é e em alguns outros, não. Acho que o Sampaoli nisso é mais coerente, o time do Sampaoli pode até jogar sem posse de bola algumas vezes, mas ele vai te atacar, ele vai te agredir em algum momento, ele não vai abrir mão do ataque como o próprio Coudet abriu mão do ataque contra o Sampaoli", completa.

Mauro diz que fica difícil defender Coudet quando ele adota as mesmas estratégias dos técnicos brasileiros, mas também leva em consideração que o treinador do Inter tem menos tempo de carreira e menos rodagem que Sampaoli, que já trabalhou na Europa e comandou seleções.

"Agora, o Sampaoli está aqui há mais tempo, é a segunda temporada, é um técnico mais experiente que o Coudet. O Coudet está tendo a sua primeira experiência aqui no Brasil, teve uma rápida passagem no futebol mexicano, então acho que também existe essa diferença, são treinadores da mesma nacionalidade, dois estrangeiros, argentinos, mas em diferentes estágios em suas carreiras", diz Mauro Cezar.

"Sampaoli tem a Copa do Mundo, tem o Sevilla na Liga Espanhola, enfrentando Barcelona, Real Madrid, Atlético, enfim, tem mais casca, tem mais vivência no futebol, sente-se mais seguro certamente para ser mais ousado. O Coudet talvez em alguns momentos fale 'eu tenho que me proteger também aqui', e aí dá uma recaída e age que nem técnico brasileiro, aí evidentemente eu questiono, porque acho que não veio para isso", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.