Topo

Com possível adeus de Piris, Fla pode atingir objetivo de grupo mais enxuto

Volante Piris da Motta durante desembarque do Flamengo em Porto Alegre - Alexandre Vidal / Flamengo
Volante Piris da Motta durante desembarque do Flamengo em Porto Alegre Imagem: Alexandre Vidal / Flamengo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

08/09/2020 04h00

Com recentes despedidas e com duas possibilidades despontando como destino para o volante paraguaio Piris da Motta, a diretoria do Flamengo pode conseguir, em breve, vai avançando com seu projeto de enxugar seu elenco.

Pouco utilizado desde os tempos do técnico Jorge Jesus, Piris tem conversas com o Gençlerbirligi SK, da Turquia, mas também surgiu no radar do Fortaleza, que fez contato com o Rubro-Negro. A questão, que está sendo analisada pela cúpula e jogador, pode ser resolvida já nos próximos dias. A informação foi publicada, primeiramente, pelo site do "Globo Esporte" e confirmada pelo UOL Esporte.

Há uma tendência de que o volante aceite a proposta do clube europeu, mas ainda há alguns pontos a serem alinhados até que tudo possa ser firmado.

Caso o adeus do volante se concretize, o Fla terá feito a sétima negociação envolvendo jogadores que estavam sem muito espaço em seu estrelado elenco. As saídas representam um alívio na folha salarial em um clube que, mesmo demonstrando estabilidade financeira, também sofre com os impactos econômicos causados pela pandemia de coronavírus.

Na mesma faixa de Piris estava, por exemplo, o atacante Berrío, que, em julho, foi para o Khor Fakkan, dos Emirados Árabes Unidos. Os dois jogadores chegaram à Gávea com grande expectativa, mas acabaram não rendendo o esperado, ficando à margem numa temporada de muito sucesso para o clube em 2019.

Campeão da Libertadores de 2016, Berrío acertou em 2017 após longa negociação entre Flamengo e Atlético Nacional, da Colômbia — a transação envolveu, à época, cerca de R$ 11 milhões de reais, a serem pagos em dois anos. Já Piris da Motta foi anunciado em 2018, com direito a vídeo do cantos Alexandre Pires. O volante assinou após passagem pelo San Lorenzo, da Argentina. Na transação, o Rubro-Negro desembolsou R$ 25,8 milhões, entre a compra dos direitos econômicos e comissões.

Os dois figuravam em uma lista de nomes negociáveis, mas tratativas anteriores não avançaram por diversos motivos.

Recentemente, o Fla também negociou alguns jovens promovidos da base. O volante Vinicius Souza foi vendido ao Grupo City, que tem o controle de diversos clubes no mundo, dentre eles, o Manchester City, da Inglaterra.

Além disso, emprestou Hugo Moura ao Coritiba, e o zagueiro Rafael Santos ao Apoel, do Chipre. O atacante Lucas Silva foi para o Poços de Ferreira, de Portugal, com o Rubro-Negro mantendo um percentual dos direitos econômicos. O zagueiro Matheus Dantas acertou com o Oeste após imbróglio na negociação com ao Farense, de Portugal.