Topo

Liga dos Campeões: clubes terão de devolver mais de R$ 3 bi a TVs

Philippe Coutinho comemora título da Liga dos Campeões pelo Bayern - Michael Regan - UEFA/UEFA via Getty Images
Philippe Coutinho comemora título da Liga dos Campeões pelo Bayern Imagem: Michael Regan - UEFA/UEFA via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

08/09/2020 10h15

O presidente da Associação de Clubes Europeus, Andrea Agnelli (também presidente da Juventus), disse que os clubes terão que devolver 518 milhões de libras (mais de R$ 3 bilhões) às TVs devido ao corte no número de jogos da Liga dos Campeões. A decisão foi tomada e conjunto com a UEFA.

Segundo informações do Daily Mail, os clubes que jogaram a Liga dos Campeões e a Liga Europa seriam os afetados. Como esse montante seria pago e dividido entre os clubes não foi revelado.

Do lado inglês, segundo o jornal The Mirror, Liverpool, Chelsea, Arsenal, Tottenham, Manchester United e City, e o Wolves, que representaram a Inglaterra na Liga dos Campeões e na Liga Europa na temporada 2019-20, estariam entre os clubes que teriam que devolver valores às emissoras.

Agnelli falou durante uma reunião da entidade e disse que as negociações sobre as mudanças no formato e na estrutura das duas principais competições europeias "precisariam parar" enquanto os clubes administravam os efeitos econômicos da pandemia.

Segundo ele, que também é presidente da Juventus, os clubes vivem situações diferentes do lado financeiro, mas todos devem ser afetados nas próximas temporadas.

"Esperamos uma queda nas receitas de aproximadamente 4 bilhões de euros nos próximos dois anos e, de acordo com a FIFA, 90% dessas perdas serão bancadas pelos clubes", afirmou ele.