Topo

Galhardo assume protagonismo e marca quase metade dos gols do Inter

Rafael Serra

Colaboração para o UOL, em São Paulo

07/09/2020 04h00

O meia Thiago Galhardo tem sido um dos maiores destaques deste Campeonato Brasileiro. Artilheiro da competição com seis gols em oito rodadas, o jogador do Internacional também é quem mais contribui proporcionalmente no total de gols de um time no torneio.

Os seis gols de Galhardo correspondem a 46% dos 13 gols marcados pelo Colorado. Logo atrás dele nessa estatística está Germán Cano, que com cinco bolas na rede fez 45% dos gols do Vasco nesse Brasileirão. O terceiro da lista é o santista Marinho, autor de 44% dos gols do Peixe. Outro vascaíno, o meia Fellipe Bastos, aparece com 40% dos gols do Cruzmaltino, mesmo índice do flamenguista Gabigol.

Os números de Galhardo são ainda mais impressionantes ao levar-se em conta que o jogador finaliza pouco quando comparado aos principais concorrentes ao posto de artilheiro do Brasileirão. Sua média de 1,8 finalização por jogo é menor que a metade da de Gabigol (3,9) e mais de 40% menor que a de Marinho (3,1).

Solução ou dependência?

Ao mesmo tempo que os números são favoráveis a Galhardo, eles também sugerem uma certa dependência do Inter no jogador, fator que pode pesar negativamente com as naturais oscilações de desempenho que tendem a surgir ao longo de 38 rodadas.

O dado é ainda mais crítico quando somado a outra cifra: quem mais contribuiu com o Inter depois de Galhardo foi Paolo Guerrero, autor de três gols nas três primeiras rodadas. O peruano, entretanto, lesionou o ligamento cruzado do joelho direito e não atuará mais nesse Brasileirão.