Topo

Marta: sem igualdade com homens, futebol feminino teve 'geração perdida'

Marta fala de "geração perdida" no futebol feminino por falta de igualdade - Pier Marco Tacca/Getty Images
Marta fala de 'geração perdida' no futebol feminino por falta de igualdade Imagem: Pier Marco Tacca/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

06/09/2020 12h48

Marta disse que o futebol feminino teve "uma geração perdida" pela falta de igualdade de condições e pagamento. A jogadora apareceu na CNN na tarde de hoje, para comentar decisão da CBF, anunciada nesta semana, de equiparar os salários das seleções brasileiras de homens e mulheres.

Para ela, toda uma leva de jogadoras "perdeu tempo" com a luta constante por mais visibilidade e valorização, não podendo assim viver todo o seu potencial — mesmo que tenham conseguido resultados até então inéditos no futebol feminino brasileiro.

"Entre 2004 e 2011, tivemos atletas como Pretinha, Roseli, Sissi, Katia Cilene, Daniela Alves, enfim... Conseguimos bons resultados, mas não foi o suficiente para começar a mudar o cenário do futebol feminino. Perdemos tempo", disse.

A atacante, no entanto, disse que sente "gratidão" pelas transformações que está vendo agora: "É importante aproveitar o momento e dar continuidade a um trabalho que atletas e ex-atletas começaram há muitos anos atrás. Estamos colhendo os frutos agora".

Marta frisou que a igualdade de salários é importante para que as jogadoras possam se dedicar inteiramente ao esporte, e garantir que elas se aposentem com uma condição financeira melhor. E ela disse que a desigualdade não é só entre homens e mulheres.

"A gente vê isso no masculino também. Nem todos ganham como o Neymar. Ele tem um destaque maior, e por isso ganha mais, é claro. O que a gente procura é fazer com que essa diferença não seja tão enorme, que o que as atletas ganham possam dar uma tranquilidade maior a elas", explicou.