Topo

Brasileirão - 2020

Com nova polêmica com o VAR, Bahia empata com o Inter nos acréscimos

Do UOL, em São Paulo

06/09/2020 17h59

Internacional e Bahia empataram por 2 a 2 hoje (6), no Beira-Rio, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo foi bastante movimentado, com direito a dois gols anulados, dois pênalti assinalados com a ajuda do VAR e quatro bolas na rede.

Os gols dos donos da casa foram marcados por Patrick e Galhardo, e Rodriguinho e Clayson balançaram a rede para os visitantes. O resultado mantém o Colorado como líder da competição. O Bahia, por sua vez, evita uma piora em sua crise, mas ainda assim chega a cinco jogos sem vencer.

As equipes voltam a jogar pelo Brasileirão na quinta-feira (10). O líder Internacional recebe o Ceará, às 19h15 (de Brasília). No mesmo horário, em Pituaçu, o Tricolor baiano enfrenta o Grêmio.

Controle da posse, mas poucas ameaças

O Inter demorou apenas dois minutos para mostrar seu cartão de visitas ao Bahia. Em jogada iniciada que nasceu de um cruzamento de Uendel, D'Alessandro bateu cruzado e exigiu que Mateus Claus fizesse uma grande defesa. Entretanto, apesar de deter controle da posse de bola, o Colorado não criava grandes ameaças ao Tricolor baiano, que se mostrava bastante confortável em a sua proposta de jogo baseada em contra-ataques.

Zé Gabriel falha, e Bahia abre o placar

O primeiro gol da partida surgiu inesperadamente após uma falha individual do Inter. Zé Gabriel errou um passe cruzado na saída de bola, e Rodriguinho aproveitou bem o passe de Daniel, limpou a marcação de Boschilia com um belo drible e abriu o placar para o Bahia.

Filme repetido e placar em igualdade

O empate do Inter veio na mesma moeda. Após falha individual do zagueiro Juninho, D'Alessandro rolou caprichosamente para Thiago Galhardo, de primeira, cruzar para Patrick testar para as redes.

Sua Majestade, o VAR

Antes do fim do primeiro tempo, o Bahia voltou a estar à frente no placar, após Gilberto aproveitar bem um contra-ataque e finalizar entre as pernas de Lomba. O gol, porém, foi corretamente anulado com a ajuda do VAR. Três minutos depois, foi a vez do Inter ter seu grito de gol contido após Galhardo marcar e ter sua condição de impedimento confirmada pelo auxílio tecnológico da arbitragem.

No segundo tempo, Braulio da Silva Machado foi chamado para consultar a tela do VAR em lance de pênalti após suposto empurrão de Gregore em Cuesta. Alguns minutos depois, o árbitro ratificou sua marcação inicial, e Galhardo converteu a cobrança, confirmando a virada do Inter.

Quando o jogo parecia decidido, o VAR chamou novamente o árbitro para averiguar uma possível falta de Rodinei. A infração acabou confirmada, e Clayson conseguiu um empate heroico para os visitantes.

O melhor: Patrick dita o ritmo do líder

Thiago Galhardo tem merecidamente recebido muito destaque nesse ótimo início de Brasileirão que faz pelo Inter. Hoje, porém, apesar de ter feito uma boa exibição, o meia foi ofuscado por seu companheiro de setor: Patrick. A rara combinação entre força física descomunal e habilidade com a bola nos pés fez com que o camisa 88 fosse primordial nos melhores momentos do Colorado na partida. Menos sobrecarregado que em outras épocas, D'Alessandro foi outro que teve bom rendimento.

O pior: Rodinei atrapalha o resultado do Inter

Mesmo tendo estado em campo por poucos minutos, Rodinei acabou sendo decisivo de maneira negativa ao cometer um pênalti infantil nos acréscimos. Gregore, do Bahia, também atuou abaixo da média no Beira-Rio.

Segundo empate seguido do Inter; Bahia diminui crise

O empate com gosto de derrota evitou que o Inter alcançasse a quarta vitória em quatro duelos disputados em casa no campeonato. O resultado, porém, foi o suficiente para que o Colorado se mantivesse na liderança após oito rodadas. O time de Coudet tem agora 17 pontos e é seguido pelo São Paulo, com um a menos.

Já o Bahia, que não vence há cinco partidas, se mantém na 12ª colocação, com nove pontos. O Tricolor está apenas um ponto acima do Grêmio, próximo adversário dos baianos na competição e equipe que abre a zona de rebaixamento.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL 2 x 2 BAHIA

Data: 6 de setembro de 2020, 16h (de Brasília)
Local: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Neuza Ines Back (SC) e Éder Alexandre (SC)
VAR: Marcio Henrique de Gois (SC)
Cartões amarelos: Zé Gabriel e Rodinei (INT); Nino Paraíba, Gregore e Ronaldo (BAH)
Gols: Rodriguinho, aos 19 minutos do primeiro tempo (0-1) e Clayson, aos 51 minutos do segundo tempo (2-2); Patrick, aos 27 minutos do primeiro tempo (1-1), e Galhardo, aos 22 minutos do segundo tempo (2-1)

INTERNACIONAL: Marcelo Lomba; Saravia, Zé Gabriel, Victor Cuesta e Uendel (Rodinei); Johnny (Rodrigo Moledo), Edenílson, Boschilia (Marcos Guilherme) e Patrick (Abel Hernández); D'Alessandro (Peglow) e Thiago Galhardo. Técnico: Eduardo Coudet.

BAHIA: Mateus Claus, Nino Paraíba, Ernando, Juninho e Juninho Capixaba; Ronaldo (Edson), Gregore, Daniel (Rossi) e Rodriguinho (Fessin); Elber e Gilberto (Clayson). Técnico: Cláudio Prates.