Topo

Pior mandante e melhor visitante, Fla espera retomar "rotina" no Maracanã

Isla e Arrascaeta comemoram gol do Flamengo marcado pelo uruguaio contra o Bahia - Alexandre Vidal/Flamengo
Isla e Arrascaeta comemoram gol do Flamengo marcado pelo uruguaio contra o Bahia Imagem: Alexandre Vidal/Flamengo

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

04/09/2020 04h00

As vitórias em sequência contra o Santos e o Bahia reforçaram o poder do Flamengo como visitante, mas evidenciam uma questão com a qual os rubro-negros andavam desacostumados. Se a equipe tem o melhor aproveitamento do Brasileiro atuando fora de casa (75,5% dos pontos conquistados), a situação em seus domínios é totalmente inversa.

Em sete partidas até aqui, o Fla obteve todas as suas três vitórias longe do Maracanã. Em seus domínios, o Rubro-Negro soma uma derrota e dois empates, números que deixam a equipe de Domènec Torrent com o pior aproveitamento entre os donos da casa, com apenas 22,2%.

Os rubro-negros encaram amanhã (5) o Fortaleza, às 17h, no Maracanã, em busca da primeira vitória no Rio de Janeiro, o que também representaria a primeira vez de Dome no comando rubro-negro. Em 2019, ano que representou a redenção do clube, o time venceu 17 vezes e empatou apenas duas na campanha que valeu a última edição do Campeonato Brasileiro.

"Precisávamos ganhar dois jogos consecutivos. Teremos muitos jogos em setembro e vamos rodar o time. Temos de trabalhar mais. Precisamos melhorar defensivamente e temos de estar concentrados os 90 minutos", disse o espanhol.

A performance em casa gera debate e discussões no Ninho do Urubu, mas jogadores e diretoria são unânimes: a Nação faz muita falta. Sem o calor do torcedor, a direção procurou proporcionar um ambiente o mais quente possível, mas o clima artificial não entusiasma, embora os próprios atletas sejam favoráveis aos cantos da torcida no sistema de som, além de mosaico e bandeiras na arquibancada.

Bruno Henrique lamenta chance perdida no Maracanã - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Bruno Henrique lamenta chance perdida no Maracanã
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Artilheiro do Maracanã pós-reforma, Gabigol foi um dos que sentiu o baque com os portões fechados. Depois de ficar ao todo sete jogos sem marcar, o camisa 9 fez as pazes com as redes e anotou em seus três últimos compromissos. Fora da última rodada por uma entorse no tornozelo, ele foi ao campo do centro de treinamento, viu as chances de volta aumentarem e animou Torrent:

"Estou feliz porque o time está a cada dia melhor. Disse que quando começássemos a fazer gols, não íamos parar."

De astral renovado depois dos dois triunfos seguidos, o Fla faz hoje a sua última atividade antes de encarar o Tricolor cearense. Além de Gabigol, Gerson também evoluiu e deve retornar contra o Leão. Ainda em recuperação de suas lesões, Bruno Henrique e Diego Alves seguem em tratamento.