Topo

Botafogo

Falta de ritmo, sede de gol e superação: Kalou surpreende Bota em estreia

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

03/09/2020 04h00

Salomon Kalou não entrava em campo desde o dia 30 de novembro de 2019, quando jogou por 12 minutos na derrota por 2 a 1 do Hertha para o Borussia Dortmund. Após ser colocado de lado no clube alemão, fechou com o Botafogo, por quem estreou na última quarta-feira. Os nove meses de inatividade, claro, cobraram um preço.

O marfinense mostrou as qualidades já conhecidas por quem acompanha o futebol internacional. Veloz, habilidoso e inteligente, Kalou mostrou que ainda tem o que entregar apesar dos seus 35 anos. A sede de gol talvez tenha sido o que mais surpreendeu.

Logo no primeiro toque na bola, o atacante deixou claro que está com saudades das redes. Girou na entrada da área e mandou um balaço, mas viu Wilson fazer boa defesa. O lance animou e deu a falsa impressão que o Alvinegro poderia ter uma noite feliz, o que não se concretizou.

Tanto que Kalou teve que jogar mais que o esperado. Ele voltava a disputar uma partida após 9 meses de inatividade e, evidentemente, esperava-se que teria apenas alguns minutos em campo. Porém, o Botafogo não conseguiu furar a retranca do Coritiba e viu sua presença em campo ainda necessária.

Ao todo, Kalou atuou por 86min em sua estreia pelo Glorioso. Tempo muito superior aos 12min que ficou em campo na última vez que havia jogado futebol profissional. O técnico Paulo Autuori, inclusive, disse que mantinha conversas com ao atleta durante a partida para saber até quando ele aguentaria. Ele aproveitou para fazer sua análise sobre o debute.

"Ele agregou com o jogo pelo corredor central, é característica dele sair da extrema e ir para dentro tentar esse jogo curto. Jogador de muita lucidez. A jogada que originou o gol anulado, que infelizmente não valeu, foi uma bola final enfiada pelo Kalou para o Kevin. Tem leitura, não se pode esperar outra coisa. Jogou a vida toda na Europa, Copa do Mundo. Ate suportou mais do que esperava, estamos atentos e interagindo o tempo todo para saber até onde aguentaria. Vai ajudar muito. Primeiro jogo dele após tanto tempo sem jogar, sem permanecer muitos minutos em campo, a sequência vai agregar bastante", finalizou.

Com o empate, o Botafogo chegou aos 7 pontos e se mantém na 16ª posição do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro volta a campo no sábado, quando visitará o Corinthians, em São Paulo.

Botafogo