Topo

Vasco

Vasco não utiliza apelido de Catatau, novo destaque do time no Brasileiro

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

03/09/2020 04h00

Catatau - ou melhor, Ygor - foi a grata surpresa do Vasco no empate em 2 a 2 com o Santos ontem (2). Emprestado pelo Madureira, o atacante fez sua estreia e teve boa atuação, sendo considerado o melhor em campo na premiação oferecida pela "TV Globo".

O leitor pode ter estranhado a "observação" sobre seu nome no primeiro parágrafo, mas ela tem explicação: é que desde que chegou ao Cruz-maltino, após o Campeonato Carioca, ele não tem sido chamado pelo clube por seu apelido, que carrega desde a infância.

Seja no material de divulgação dos relacionados ou mesmo na camisa 38 que veste nos jogos, o atacante é citado apenas como Ygor na equipe de São Januário.

Material de divulgação oficial do Vasco dos relacionados para jogo com Santos cita Catatau apenas como "Ygor" - Divulgação / Vasco - Divulgação / Vasco
Material de divulgação oficial do Vasco dos relacionados para jogo com Santos cita Catatau apenas como "Ygor"
Imagem: Divulgação / Vasco

A decisão de "omitir" o apelido partiu do próprio Vasco. Não foi um pedido do jogador, que recebeu tal alcunha ainda garoto dos vizinhos do bairro da Abolição, na Zona Norte (RJ), que vinham semelhanças nele e no seu irmão com os personagens de desenho animado Catatau e Zé Colmeia.

Antes de chegar ao Cruz-maltino, o atacante de 25 anos foi chamado de Ygor Catatau em todos os clubes que passou: Madureira, Barra da Tijuca e Boa Esporte. Esta é a a primeira vez que jogador defende um clube de massa.

Atacante adota apelido nas redes sociais

Na camisa 38 do atacante, Vasco da Gama colocou apenas o nome de "Ygor" - Rafael Ribeiro / Vasco - Rafael Ribeiro / Vasco
Na camisa 38 do atacante, Vasco da Gama colocou apenas o nome de "Ygor"
Imagem: Rafael Ribeiro / Vasco

A prova de que o atacante não se incomoda com o apelido está em suas redes sociais. Tanto no Instagram quanto no Twitter o jogador adota a alcunha, sendo que no microblog ele ainda utiliza o emoji de um urso, animal que dá vida ao personagem do desenho animado.

Vasco tem jogadores com apelido no elenco

O curioso é que o Vasco possui jogadores com apelido no elenco, casos dos laterais direitos Yago Pikachu e Cayo Tenório, este último em comparação física com o atacante equatoriano Carlos Tenório, que passou pelo clube em 2014.

Em compensação, o meia Lucas Santos deixou para trás seu apelido "Robinho", que carregava na base em alusão ao atacante ídolo do Santos.

Mateus Vital, hoje no Corinthians, foi outro que perdeu o apelido quando chegou ao profissional no Vasco. Nas categorias inferiores, era chamado de Mateus Pet, por conta do sérvio Petkovic.

Vasco trabalhou parte física do atacante

Atacante Ygor Catatau fez sua estreia pelo Vasco e foi eleito o melhor em campo na transmissão da Globo - Rafael Ribeiro / Vasco - Rafael Ribeiro / Vasco
Atacante Ygor Catatau fez sua estreia pelo Vasco e foi eleito o melhor em campo na transmissão da Globo
Imagem: Rafael Ribeiro / Vasco

Ygor Catatau, e seu companheiro de Madureira Marcelo Alves, chegaram ao Vasco após a paralisação do futebol brasileiro por conta da pandemia do coronavírus. Na avaliação do técnico Ramon Menezes, o período sem atividades enfraqueceu umas das principais características do atacante: a força física.

O Vasco, então, fez todo um trabalho com a preparação para que o jogador recuperasse esta questão e ficasse à disposição numa melhor forma.

"O Ygor, quando chegou, a própria pandemia tirou uma das melhores coisas dele que é a força. Ele precisa estar muito bem fisicamente para mostrar força. Veio trabalhando muito forte e não teve chance de entrar. Hoje (contra o Santos) começou jogando, tem a confiança de todos e foi muito bem", elogiou Ramon à Vasco TV.

O treinador lembrou também quando o Vasco enfrentou Ygor Catatau no Campeonato Carioca, quando ele ainda estava no Madureira:

"Jogou muito bem em São Januário contra nós. E agora recuperou o que tem de melhor, que é a força física. Hoje nos ajudou muito".

O empréstimo de Ygor Catatau ao Vasco é até 31 de dezembro de 2020. Porém, como o clube tem boa relação com o Madureira, não deverá ter problema para estender o vínculo pelo menos até o fim do Campeonato Brasileiro, que agora terminará em fevereiro em função da pandemia.

Vasco