Topo

O que teste de personalidade diz sobre Messi, Neymar e Cristiano Ronaldo

Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo - AFP PHOTO / OLIVIER MORIN
Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo Imagem: AFP PHOTO / OLIVIER MORIN

Flavio Latif

Do UOL, em São Paulo (SP)

01/09/2020 04h00

Nos últimos dias viralizou nas redes sociais o teste de personalidade MBTI (Myers-Briggs Type Indicator) — um instrumento utilizado para identificar características e preferências pessoais de um indivíduo.

O site 'Personality Data Base' tem em seu banco de dados os resultados das avaliações de alguns famosos, entre eles jogadores de futebol, como Messi, Neymar e Cristiano Ronaldo.

Vale ressaltar que os resultados encontrados no site não são realizados pelos próprios jogadores, mas, sim por um grupo de pessoas que se baseiam em obras de escritores que falam sobre psicologia, como Carl Jung, Isabel Myers e Khaterine Briggs, além de outros.

Confira a baixo o que diz a personalidade dos jogadores:

Lionel Messi: "o aventureiro"

Lionel Messi - Albert Gea - Albert Gea
Lionel Messi posa para fotos com troféus Bola de Ouro
Imagem: Albert Gea

De acordo com a tabela desenvolvida pelo doutor Dave Kersey, Messi é uma pessoa de personalidade 'ISFP': introvertido, sensorial, sentimental e perceptivo.

Pessoas com esses subtipos de personalidade tendem a ser mais quietas e reservadas e escondem suas opiniões dos outros. Características presentes em toda carreira do craque argentino, que dificilmente se pronunciava em situações adversas ou utilizava a imprensa para falar sobre algo.

Cristiano Ronaldo: "o animador"

Cristiano Ronaldo - GettyImages - GettyImages
Cristiano Ronaldo chega ao seu 32º título na carreira, após vencer o Campeonato Italiano com a Juventus
Imagem: GettyImages

Já o temperamento do craque português é classificado como 'ESFP', que significa extroversão, sensação, sentimento e percepção.

Neste grupo se encaixam pessoas espontâneas, enérgicas e entusiasmadas — a vida nunca é entediante perto deles. O camisa 7 da Juventus sempre se mostrou um líder motivado em busca de desafios, tanto é que em 2018 deixou o Real Madrid, após anos de glória, para tentar fazer história no futebol italiano.

Neymar: "o animador"

Neymar comemora classificação do PSG - REUTERS  - REUTERS
Neymar foi decisivo para o PSG superar o Dortmund e avançar às quartas de final da Liga dos Campeões
Imagem: REUTERS

Assim como Cristiano Ronaldo, Neymar também é inserido no grupo 'ESFP'. O camisa 10 da seleção brasileira sempre teve atitudes que comprovam que ele é um amante da vida, gosta das festas e sempre é extrovertido.

Neymar também se mostrou uma pessoa emotiva, tanto nas vitórias quanto nas derrotas, confirmando seus subtipos.

Kylian Mbappé: "o cônsul"

Mbappé com Neymar na mais recente festa de aniversário do brasileiro, em Paris -  -

O jovem francês é incluído no grupo ESFJ, que tem como subtipos de personalidade: extroversão, sensação, sentimento e julgamento.

De acordo com o psiquiatra Carl Gustav Jung as pessoas com esse tipo de personalidade são extraordinariamente atenciosas, sociáveis, populares e sempre dispostas a ajudar. Em julho deste ano, Mbappé concedeu uma entrevista coletiva descartando sua saída do PSG e afirmou que queria ajudar seu time a conquistar títulos.

O atleta também é um dos jogadores mais próximos de Neymar e sempre esteve presentes na festa de aniversário do craque brasileiro, inclusive, dançando funk em cima do palco.

Zlatan Ibrahimovic: "o empresário"

Ibrahimovic comemora gol do Milan com companheiros após marcar contra a Lazio - MB Media/Getty Images - MB Media/Getty Images
Imagem: MB Media/Getty Images

O jogador sueco do Milan, conhecido por sempre ter falas marcantes, está inserido no grupo 'ESTP': extroversão, sensação, pensamento e percepção.

As pessoas com esses subtipos de personalidade são muito diretas e não se importam se suas palavras podem magoar facilmente personalidades mais sensíveis. Ibrahimovic sempre se colocou acima de muitas pessoas quando se referia a si mesmo, dizendo que "é'o melhor' em muitas ocasiões.