Topo

OPINIÃO

Dinamite sobre Eurico: "Comecei a andar com seguranças dentro do Vasco"

Do UOL, em São Paulo

01/09/2020 17h39

Dono de uma carreira vitoriosa com a camisa do Vasco, batendo a marca de mil partidas pelo clube e com mais de 700 gols, Roberto Dinamite foi ídolo dentro de campo e também chegou à presidência do Cruzmaltino, mas não teve tanto sucesso quanto no período de jogador, viveu dificuldades como opositor de Eurico Miranda, chegando a andar com seguranças, e se arrepende de ter tido um segundo mandato como presidente.

Em entrevista ao programa Os Canalhas, com os jornalistas João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana, Dinamite diz que chegou a ser expulso de uma tribuna de honra por ordem de Eurico Miranda, além das dificuldades do período em que administrou o Vasco tendo o histórico dirigente —morto em março de 2019 — como adversário político.

"Comigo diretamente o Eurico nunca levantou a voz contra mim, mas eu comecei a andar com seguranças também dentro do Vasco. Eu tive que começar a andar com essas pessoas que me pudessem dar, nem tranquilidade, mas para evitar outras coisas", afirma Dinamite.

"Eu acho é que se tentou atrapalhar o que poderia ser feito de uma forma mais tranquila e como eu falo, não sou melhor nem pior do que ninguém, mas a minha diferença é que eu sou Vasco, eu gosto do Vasco, eu respeito o Vasco e tudo o que eu puder fazer em prol do Vasco, é claro que no período dele depois a gente nunca mais se falou, não teve mais nenhum diálogo", completa.

Convidado pelo ex-presidente do Vasco para a tribuna de honra durante uma partida entre Vasco e Ponte Preta, Dinamite conta como ocorreu a expulsão por ordem de Eurico Miranda, o que marcou a divisão entre os dois dentro do clube.

"Entrei na tribuna, eu e meu filho, e aí aquela coisa interna dentro do clube. Alguém informou para o Eurico, eu vi que o rapaz que toma conta da tribuna foi lá na sala do Eurico, eu vi ele indo para lá mas não imaginei que fosse isso, mas ele ou na sala e quando voltou o segundo tempo, ele retornou lá da sala do Eurico e me chamou, pediu para que eu me retirasse da tribuna, eu e meu filho saíssemos da tribuna de honra com uma ordem do presidente. Eu fui pego de surpresa porque, independente das diferenças, eu sempre o tratei com respeito", conta o ex-jogador.

Conta do time campeão em 2000 sobrou para Dinamite

Roberto Dinamite presidiu o Vasco por dois mandados, o primeiro iniciado em 2008, e relata que só descobriu os problemas financeiros pelos quais o clube passava depois que entrou e fez um levantamento da situação, quando começaram a chegar cobranças antigas relacionadas a um período vencedor do clube, campeão brasileiro em 1997, da Libertadores em 1998, além da Copa Mercosul e da Copa João Havelange em 2000.

"Nós tentamos, buscamos equilibrar isso, só que no momento em que você sai para buscar uma situação, você tem uma ação aqui, outra ali, aí começa a aparecer uma série de coisas, foram pendências com o próprio Romário, Edmundo, Euller, Donizete, Júnior Baiano, Viola. São jogadores que jogaram nesse período de 1998, 2000, 2001 e que, como se diz, a coisa foi estourar lá em 2008, 2009. Eu, como presidente, tinha que cumprir o que estava ali porque não cabia mais recurso, não cabia nada", conta Dinamite.

"Dentro dessa dificuldade para você ter as certidões limpas para ter novos parceiros não foi fácil. Nós fizemos um trabalho com relação a isso e que infelizmente o resultado só veio a acontecer mais lá na frente, resultado que eu digo dentro do campo, que é fundamental para você respira um pouco mais, para você ver com mais tranquilidade qual era a situação do clube. Então eu lembro que dentro de todos esse quadro, quando o Vasco ganhou a Copa do Brasil, todo mundo elogiou falando 'essa administração de 2011 foi maravilhosa', foi considerada a melhor administração. Eu acho que está atrelada a essa coisa do resultado também", completa.

Apesar do título da Copa do Brasil conquistado em 2011, seu segundo mandato terminou com o rebaixamento do clube em 2013, o segundo na história do Vasco. Roberto Dinamite se arrepende de ter dirigido o clube no segundo mandato.

"Quando você tem as pessoas como falei naquele primeiro momento se me arrependo de alguma coisa foi não ter saído logo no primeiro mandato, porque quando veio o segundo se tentou continuar com esse processo de tentar enxugar e que muitas vezes as pessoas querem ter a carteira, querem ser vice-presidente e a coisa não vai como se deseja", conclui.

Roberto Dinamite também fala sobre a origem do apelido que acabou registrando também em seu filho, a amizade com Zico, o dia em que enfrentou Pelé, os jogos marcantes pelo clube, o título brasileiro de 1974 como artilheiro, além das participações pela seleção nas Copas do Mundo de 1978 e 1982 e de uma análise sobre o trabalho do técnico Ramon Menezes no Vasco.

Os Canalhas: Quando e onde?

O programa Os Canalhas vai ao ar toda terça-feira, às 14h, em transmissão ao vivo, disponível na home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte no Youtube e no Facebook e Twitter, com os jornalistas João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana entrevistando personalidades importantes do esporte brasileiro. Inscreva-se no canal Os Canalhas no Youtube para conferir mais de João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana.