Topo

Botafogo

Botafogo projeta "alívio" na folha com saídas e conversa rescisão de dupla

Cicero, jogador do Botafogo, observa a bola em partida contra o Avaí - Guilherme Hahn/AGIF
Cicero, jogador do Botafogo, observa a bola em partida contra o Avaí Imagem: Guilherme Hahn/AGIF

Alexandre Araújo e Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

01/09/2020 04h00

Com as dispensas de Cícero, Ruan Renato e Danilo Barcelos, o Botafogo projeta um alívio na folha salarial e até espaço para a chegada de novos nomes que estejam dentro na atual realidade financeira do clube. A movimentação, anunciada ontem (31), acontece em meio à transição do departamento de futebol para S/A, projeto que caminha para a fase final.

Destes três, apenas o lateral esquerdo Danilo Barcelos já alinhou a rescisão contratual com o Alvinegro. Ele, inclusive, foi anunciado como reforço do Fluminense ainda na noite de ontem.

Nos bastidores, a cúpula que comanda o futebol do Glorioso alega que a saída dos jogadores pode gerar uma economia estimada em cerca de R$ 600 mil por mês — lembrando que, além do salário em carteira, há também o pagamento de direito de imagem.

Cícero já era um dos alvos desta reformulação, apesar de ter sido utilizado pelo técnico Paulo Autuori nesta retomada do futebol após a paralisação devido à pandemia de coronavírus. O volante, que tem contrato até o fim do ano, chegou a entrar no segundo tempo do duelo com o Internacional, pelo Campeonato Brasileiro, no último sábado (29).

Ruan Renato, que chegou como um dos reforços para a temporada e também tem vínculo até o fim de 2020, não conseguiu ter sequência e perdeu espaço no elenco.

Já Danilo Barcelos é um caso à parte, uma vez que ele solicitou a saída após ter recebido propostas, dentre elas, a do Fluminense. A saída, porém, foi vista "com bons olhos", uma vez que a lateral esquerda tinha três opções: além do próprio Danilo, Victor Luis e Guilherme Santos.

A ideia inicial é fazer com que os gastos com o elenco sejam os mais enxutos possíveis para que, com a implementação da S/A, haja um lastro financeiro para trabalho.

Nesta dinâmica, o Botafogo anunciou, no começo de junho, que o zagueiro Joel Carli não fazia mais parte do grupo. As partes mantiveram contato para negociar a rescisão, mas, sem um denominador comum, o argentino procurou a Justiça.

Botafogo