Topo

Volta de Argel Fucks ao CSA após 9 meses motiva protesto da torcida

Bruno Fernandes

Colaboração para o UOL, em Maceió

31/08/2020 18h14

Torcedores do CSA protestaram na tarde desta segunda-feira (31) contra o desempenho do CSA na Série B do Campeonato Brasileiro e contra a contratação do técnico Argel Fucks - o treinador volta ao clube apenas 9 meses após deixar o mesmo cargo. A manifestação aconteceu na porta do Estádio Nelson Peixoto Feijó, o Nelsão da Via Expressa, em Maceió.

"Contratar o Argel que abandonou o time naquela situação", protestou um dos torcedores da Mancha Azul, torcida organizada mais antiga do clube. Após uma rápida conversa ainda na porta do Centro de Treinamento, representantes foram recebidos para uma reunião com o mandatário azulino.

Durante a Série A do Campeonato Brasileiro de 2019, faltando apenas três rodadas para encerrar a competição e ainda com chances de se manter na elite do futebol nacional, o treinador, que tinha contrato até 2020, com o CSA deixou o clube. Na apresentação no Alvinegro de Porangabuçu, Argel esclareceu os motivos que o levaram aceitar a proposta do Ceará há 9 meses.

Na coletiva, o treinador demonstrou gratidão ao falar sobre o CSA, mas afirmou que o Ceará é um time com maior infraestrutura. Chegando a disputar a segunda divisão alagoana na década de 2000, o Azulão começou uma rápida ascensão no Campeonato Brasileiro, pulando da Série D para a Série A em três anos.

Durante a entrevista, Argel soltou a frase que é lembrada pelos torcedores azulinos até hoje, e que é um dos motivos dos protestos. "Com todo o respeito ao CSA, mas o Ceará é um degrau acima neste momento. Estava no CSA, o caçula da competição, com menor investimento, estava há 30 anos sem disputar a Série A, agora é um patamar diferente", destacou o comandante na oportunidade.


Começo com o pé esquerdo

Apesar de ter dois jogos a menos devido ao surto do novo coronavírus que atingiu 21 jogadores e o então técnico Eduardo Baptista no começo do mês de agosto, o CSA está apresentando um desempenho abaixo do esperado pelos torcedores desde a final do Campeonato Alagoano, quando perdeu para o CRB.

Baptista, de 48 anos, chegou em fevereiro, perdeu o título alagoano e sofreu uma enorme pressão neste início da Série B. Ele chegou a destacar na semana passada que o surto de covid-19 no clube prejudicou muito seu trabalho.

No Brasileirão, venceu apenas uma partida de quatro disputadas, figurando da 16ª posição da tabela. A sequência de resultados culminou na demissão do técnico Eduardo Baptista após a partida de ontem também contra o CRB, no Estádio Rei Pelé, válida pela sexta rodada da Série B do Campeonato.

Ainda durante a noite, o técnico Argel Fucks, que deixou o clube nas últimas rodadas da Série A do Brasileirão para treinar o Ceará, no ano passado foi anunciado. O presidente azulino, o empresário Rafael Tenório, buscou pessoalmente o novo comandante no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, durante a manhã.

"O Centro Sportivo Alagoano informa que Eduardo Baptista e sua comissão técnica deixam o comando do CSA. A decisão foi tomada pela diretoria em reunião na noite deste domingo (30/08)", diz a nota. Procurado, o CSA informou através de sua assessoria que não irá se posicionar sobre o protesto dos torcedores e sobre a contratação de Argel.