Topo

OPINIÃO

Arnaldo: 'Diego Costa colocou o Jô no bolso no confronto da intimidação'

Do UOL, em São Paulo

31/08/2020 15h57

Na vitória do São Paulo por 2 a 1 no clássico com o Corinthians, disputado ontem no Morumbi, um confronto individual chamou a atenção, entre o jovem zagueiro são-paulino Diego Costa e o experiente centroavante corintiano Jô, com tentativa de intimidação e até um suposto soco do camisa 77 do clube alvinegro, registrado em imagens.

No podcast Posse de Bola #52, Arnaldo Ribeiro afirma que o jovem zagueiro do São Paulo colocou Jô no bolso, mesma declaração de Juca Kfouri, na disputa individual, mas destaca que além da disputa técnica e física, Diego Costa dominou o centroavante também ao não se intimidar diante das tentativas do jogador do clube rival.

"Era o maior desafio para a dupla de zaga jovem contra o centroavante que é um dos mais perigosos do país hoje, o Jô, malicioso e tudo mais. E aí o futebol tem alguns detalhes que vão além da questão técnica, tática, física", diz Arnaldo.

"Quando o Juca fala que o Diego colocou o Jô no bolso, ele colocou no bolso tecnicamente, impedindo o Jô de jogar o melhor futebol, de cabecear uma bola, de finalizar, mas ele colocou o Jô no bolso no confronto da intimidação. E futebol é intimidação o tempo todo, é um jogo como qualquer esporte", completa.

Arnaldo relembra ainda outra situação de confronto de Jô contra o São Paulo, na última vez que o clube foi derrotado em seu estádio pelo Corinthians, em jogo no qual o zagueiro Rodrigo Caio, hoje no Flamengo, admitiu ter ele tocado no goleiro Renan Ribeiro e livrou o centroavante de receber o cartão amarelo que tiraria o jogador da segunda partida da semifinal.

"A última derrota do São Paulo para o Corinthians no Morumbi teve como personagem o Rodrigo Caio e o fair play contra. Jô, lá atrás. E desta vez não teve fair play, porque não é para ter fair play em um jogo de futebol, jogo de futebol é outra coisa", diz Arnaldo.

"E quando o Jô vai e tenta enquadrar o moleque e o moleque não se enquadra, e peita de igual para igual, isso é jogo de futebol, isso é maturidade, isso é entender o momento do time. E o moleque entendeu o momento do time. Aquilo tem um valor por trás dos três pontos gigantesco. E ontem o Diego envelheceu, no bom sentido, uns 10 anos numa partida de futebol, ele mostrou a maturidade que muitos jogadores mais velhos não têm. Ele entendeu o contexto, ele não podia baixar a bola ali e ele não baixou", conclui o jornalista.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.