Topo

Último Grêmio tri do Gaúcho teve Felipão 'novinho' e tática do campo pesado

Pôster do Grêmio campeão estadual de 1987, terceiro dos quatro títulos em sequência - Reprodução
Pôster do Grêmio campeão estadual de 1987, terceiro dos quatro títulos em sequência Imagem: Reprodução

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

30/08/2020 04h00

Na segunda metade da década de 1980, o Grêmio enfileirou quatro títulos do Campeonato Gaúcho na sequência. O tricampeonato de 1985, 1986 e 1987 é o mais recente do clube —que pode repetir a série com Renato Gaúcho e o elenco atual. Mas o feito obtido há 30 anos tem personagens e bastidores marcantes. Luiz Felipe Scolari, à época noviço, comandou o elenco com remanescentes do Mundial de 1983 e jovens das categorias de base.

O último tri do Gauchão do Grêmio foi conquistado em cima do Inter: 3 a 2 no Gre-Nal. Com direito a três gols gremistas antes dos 20 minutos do primeiro tempo. Além do ataque fulminante, o time tricolor tinha outros trunfos.

"O Felipão mandou deixar a grama do Olímpico alta. Quem caia ali, com 10 minutos já estava com a língua na cintura", lembra Valdo, meia do Grêmio na década de 1980. "Nosso time era muito forte fisicamente e tinha um ataque de qualidade. A gente passava por cima mesmo".

Lima, duas vezes, e Jorge Veras marcaram os gols do Grêmio.

"Aquele título foi muito importante. Eu estava chegando no Grêmio, fiz gol no clássico e ali comecei a virar um homem Gre-Nal, como gostam de dizer em Porto Alegre", comenta Veras.

Comissão técnica do Grêmio campeão gaúcho de 1987. Com Felipão e Celso Roth - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Felipão, com 38 anos, em primeira passagem pelo Grêmio
Imagem: Arquivo pessoal

Felipão tinha 38 anos e chegou ao Grêmio com Celso Roth, então preparador físico.

"Quando ele chegou, pensei: é um militar", recorda Valdo. "Era 'Tchê, tchê e tchê' pra tudo quanto era lado. E com aquele bigodão dele? Um cara bem disciplinador, mas que a gente entendeu a ideia rápido e tocou em frente. No Olímpico, a gente geralmente resolvia cedo os jogos", acrescenta.

O primeiro Grêmio de Felipão deu sequência aos títulos obtidos por Rubens Minelli e Valdir Espinoza. E que depois ainda receberia a taça de 1988 sob as ordens de Otacílio Gonçalves.

Hoje, o Grêmio de Renato Gaúcho pode repetir o tricampeonato estadual. E tem as bênçãos da geração da década de 1980.

"O Renato conhece os quatro cantos da casa. Ele se coloca no nível dos atletas e eles compram a ideia. Acredito que ele tenha tudo para conquistar mais esse título e esse feito", apostou Valdo.