Topo

Botafogo vê crescimento de Babi, mas sofre com poucas opções no meio-campo

Matheus Babi, atacante do Botafogo - CELSO PUPO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Matheus Babi, atacante do Botafogo Imagem: CELSO PUPO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

30/08/2020 04h00

O Botafogo perdeu para o Internacional por 2 a 0 ontem (29), e foi o primeiro jogo do time sem pontuar nesta edição do Campeonato Brasileiro. O destaque positivo foi o bom desempenho do atacante Matheus Babi, que desponta com uma boa alternativa para o técnico Paulo Autuori num elenco que vai se mostrando curto para a disputa de um calendário tão intenso pós-pandemia. Um elenco que, contra o Inter, sofreu muito com a ausência de Honda no meio-campo, setor que perdeu muito em produtividade.

O time de Autuori criou pouco, e as raras oportunidades apareceram de bola parada ou em erro do adversário. O principal motivo foi pela falta de um jogador que conseguisse colocar a bola nos pés dos dois atacantes do Fogão, Pedro Raul e Babi, que teve um gol anulado pelo VAR e foi um dos poucos que gerou perigo ao gol defendido por Marcelo Lomba.

Babi, de 1,91m, vindo do Macaé, começa a cair nas graças do torcedor botafoguense, e com razão. A despeito da elevada estatura, tem ótima mobilidade e também esteve envolvido na jogada do segundo gol anulado da equipe contra o Inter. Com um meio-campo mais participativo ou um setor criativo mais conectado, tende a render ainda mais.

Nesse sentido, um ponto importante a destacar é a ausência do atacante Luiz Fernando, destaque do elenco alvinegro nos últimos tempos e que ajudava na armação de jogadas do time. O atleta deixou a equipe e assinou empréstimo com o Grêmio até o fim deste Brasileirão.

Uma das opções possíveis para mudar esse cenário é o meia Bruno Nazário, que finaliza bem e tem boa visão de jogo. No entanto, a falta de opções no elenco do clube carioca pode sobrecarregar o jogador, que hoje começou no banco de reservas.

A dificuldade na criação reflete nos números ofensivos: até o momento, o Botafogo marcou apenas quatro gols em cinco partidas, sendo que metade foi em um único confronto, diante do Atlético-MG e um deles nos acréscimos contra o Flamengo.

O objetivo do time agora é voltar ao caminho das vitórias já na próxima rodada, quando recebe o Coritiba, equipe que tende a brigar pela parte de baixo da tabela. O jogo será no dia 02 de setembro, quarta-feira, no estádio Nilton Santos, mesmo palco do duelo diante do colorado gaúcho.