Topo

São Paulo

Diniz ganha respiro no SPFC com duas vitórias após crise e saída de Pato

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

27/08/2020 04h00

Há uma semana, Fernando Diniz era duramente questionado no São Paulo. O clube gerenciava o impacto da rescisão contratual de Alexandre Pato e a inconstância do time no Brasileirão. Muitos cogitavam a queda do treinador, que ainda tinha o respaldo do executivo de futebol, Raí. Após o triunfo de ontem (26), sobre o Athletico-PR, por 1 a 0, o treinador passa a respirar mais tranquilo.

A segunda vitória consecutiva deixou o time do Morumbi na terceira posição da tabela de classificação, com dez pontos — apenas dois atrás do líder Internacional. Para engatar tal sequência, o comandante precisou mexer radicalmente na estrutura do time e ressaltar em seu discurso a necessidade de vencer, mesmo que não seja possível dar espetáculo.

Até mesmo em suas entrevistas, ele deixou claro que o importante era entregar os resultados. No domingo, por exemplo, depois de ganhar do Sport, ele até citou Dom Quixote, personagem do escritor Miguel de Cervantes, para falar que não idealizaria coisas que não iriam acontecer.

Já para o duelo contra o Rubro-negro pernambucano, no último fim de semana, na Ilha do Retiro, o treinador promoveu quatro mudanças na escalação ao tirar Bruno Alves, Arboleda, Liziero e Igor Gomes para colocar Léo Pelé, Diego Costa, Gabriel Sara e Luciano.

Em todo esse processo também foi fundamental a figura de Raí. Além de garantir o técnico no cargo, o dirigente foi até o CT da Barra Funda na última sexta-feira, um dia após o empate com o Bahia, para discutir ideias com Diniz.

Hernanes, fratura de Daniel Alves e novas mudanças

Quem também contribuiu para a evolução do time foi o Profeta. Mesmo quando estava no banco de reservas, o meio campista não questionou o trabalho do treinador. Pelo contrário, ele sempre se colocou à disposição para ajudar. Nas últimas semanas, depois de refletir sobre questões pessoais e o seu desempenho neste retorno ao clube, ele decidiu permanecer no Morumbi.

Apesar de não terem chegado ofertas, Hernanes até cogitou repensar o seu futuro por estar insatisfeito com o que havia apresentado desde 2019. Ontem, o meio campista entrou no segundo tempo e ajudou na construção do placar.

No entanto, Diniz vai precisar fazer mais alterações no time. O lateral esquerdo Reinaldo recebeu o terceiro cartão amarelo e vai ter de cumprir suspensão automática. Luciano sentiu dores musculares e será avaliado hoje pelo departamento médico. Já Daniel Alves sofreu uma fratura no no antebraço direito durante o confronto de ontem, será submetido ao processo cirúrgico hoje e vai desfalcar o time no clássico de domingo, contra o Corinthians.

Desta maneira, Hernanes pode ganhar uma chance para já voltar a ser titular. Desta maneira, a equipe seguiria com um jogador mais experiente no meio de campo que poderia cadenciar o ritmo de jogo.

São Paulo