Topo

Arnaldo Cezar Coelho exibe bola da final da Copa de 82: 'Meu maior troféu'

Arnaldo Cezar Coelho no Conversa com Bial - Reprodução/vídeo
Arnaldo Cezar Coelho no Conversa com Bial Imagem: Reprodução/vídeo

Colaboração para o UOL

27/08/2020 02h14

O ex-comentarista de arbitragem da Globo e ex-árbitro de futebol Arnaldo Cezar Coelho guarda em sua casa um item de valor pessoal incalculável: a bola usada na final da Copa do Mundo de 1982, realizada na Espanha, e que foi apitada pelo brasileiro.

"Ela é de 1982, está com 38 anos. É o maior troféu que eu tenho", afirmou Arnaldo durante o "Conversa com Bial" desta madrugada. Direto de sua casa no Rio de Janeiro, o ex-comentarista de 77 anos ainda fez questão de exibir com o maior orgulho a bola que rolou no jogo entre Itália e Alemanha Ocidental.

Para valorizar mais ainda o "troféu", a bola está assinada por praticamente todos os jogadores da partida. "(Anos) Depois eu fui em uma festa e consegui o autógrafo de todos os jogadores, menos do goleiro italiano, Dino Zoff, e de um jogador que tinha falecido. Mas todos eles assinaram, inclusive os jogadores alemães que participaram", contou ele.

Na final da Copa de 1982, quem levou o título de campeão para casa foi a seleção italiana que venceu a alemã por 3 a 1. Ao apitar o término do jogo, Arnaldo pegou rapidamente a bola com as duas mãos e a levantou acima da cabeça. "Era uma forma de ficar com ela", revelou Arnaldo.

O icônico e atual locutor esportivo da Rede TV, Silvio Luiz, de 86 anos, também participou do programa e relembrou o momento vivido pelo amigo: "Aquele gesto de pegar a bola e levantar nunca mais foi repetido por nenhum árbitro que eu conheço, pelo menos. Foi lindo aquilo, muito bonito".