Topo

Por que Neymar mandou mensagem de parabéns ao Bayern de Munique

Neymar é consolado pelo técnico do Bayern e Alaba após derrota na final - Pool/Getty Images
Neymar é consolado pelo técnico do Bayern e Alaba após derrota na final Imagem: Pool/Getty Images

Após a derrota na final da Liga dos Campeões, Neymar publicou rapidamente uma mensagem de agradecimento ao apoio recebido e também parabenizou o Bayern de Munique pelo título europeu. O comportamento do jogador é incomum e foi explicado por pessoas próximas a ele como aceitação ao resultado, pelo merecimento do time alemão, além de refletir o comportamento dos jogadores adversários com o brasileiro durante e após o jogo.

Logo de cara, assim que o árbitro encerrou a final, David Alaba, zagueiro do Bayern, consolou Neymar, que chorava, com um longo abraço. O brasileiro ainda ouviu palavras de apoio de outros líderes do time como o goleiro alemão Manuel Neuer, o meio-campo brasileiro Thiago Alcântara e o atacante polonês Robert Lewandowski.

Nos vestiários, as informações foram de que Neymar teve recuperação rápida ao cenário do choro. Fez discurso de agradecimento ao elenco do PSG pela temporada e elogiou a garra do time na final. Ao sair, ainda foi, novamente, acolhido pelos jogadores do Bayern.

Já sorridente, Neymar parou para tirar fotos com fãs. Um deles era um jogador do Bayern de Munique, o meio-campo alemão Jamal Musiala, de 17 anos, que fez parte do elenco campeão.

Ao chegar no hotel em Lisboa, Neymar ainda foi surpreendido com uma legião de fãs esperando no hall de entrada. Quando os jogadores do PSG desceram do ônibus todos os gritos vindos de brasileiros, portugueses e franceses, eram pelo nome do camisa 10, que respondeu acenando como agradecimento.

A avaliação de Neymar é de superioridade e merecimento do Bayern de Munique, muito pelo 61% de posse de bola na final. Ele sentiu-se envolvido pelo adversário como poucas vezes na carreira.

Apesar das seis faltas sofridas, Neymar avaliou o jogo do Bayern como limpo e também não foi vítima de provocações. O brasileiro não esteve envolvido em confusão, nem mesmo quando sofreu um pontapé de Gnabry no segundo tempo, e viu uma briga generalizada ser iniciada.

Neymar gostou da garra demonstrada pelo time para equilibrar o jogo e relatou ter vivido ambiente de Copa do Mundo em Lisboa, com a amizade com os companheiros do PSG que estiveram juntos em concentração por 20 dias.

Apesar do choro, outras derrotas de Neymar são encaradas como mais dolorosas. A explicação é de que o brasileiro sofre ao perder jogos que sente a vitória próxima e merecida. Um exemplo é a derrota para a Bélgica por 2 a 1 nas quartas de final da Copa do Mundo de 2018.

O texto de Neymar em agradecimento ao Bayern de Munique também inspirou o francês Mbappé, seu colega de ataque no PSG. O jovem adotou a mesma linha pouco após a publicação do brasileiro.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que informado anteriormente, o nome do goleiro do Bayern é Manuel Neuer e não Oliver Neuer. O erro foi corrigido.