Topo

Santos

Intocáveis no Santos em 2020, Pituca e Luan Peres vivem fases distintas

Luan Peres, zagueiro do Santos, disputa bola contra o RB Bragantino na estreia no Brasileirão - Fernanda Luz/AGIF
Luan Peres, zagueiro do Santos, disputa bola contra o RB Bragantino na estreia no Brasileirão Imagem: Fernanda Luz/AGIF

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

25/08/2020 04h00

O Santos jogou 20 vezes na temporada 2020 e somente dois jogadores foram titulares em absolutamente todos os jogos: o zagueiro Luan Peres e o volante Diego Pituca. No entanto, se engana quem pensa que os dois intocáveis do time vivem boa fase.

Luan Peres, sim, talvez passe pelo melhor momento de sua carreira. O Peixe não atuou um minuto sequer sem a presença do zagueiro de 26 anos em campo. O defensor já ultrapassou o maior número de vezes que vestiu a camisa de um mesmo clube em uma temporada.

O zagueiro canhoto chegou até a atuar como lateral esquerdo na ausência de Felipe Jonatan, posição que desempenhou ano passado com Jorge Sampaoli, mas 19 dos 20 jogos foram mesmo como zagueiro. Ele recebeu apenas três cartões amarelos, um no Paulista e dois na Libertadores, então, ainda não teve problema com suspensões.

Emprestado pelo Club Brugge, da Bélgica, até o fim do ano, Luan Peres é unanimidade na equipe, mas o Peixe terá dificuldades em mantê-lo. Para contratar o jogador em definitivo, o Alvinegro terá que pagar cerca de 5 milhões de euros (perto dos R$ 30 milhões).

Já o volante Diego Pituca não vive grande fase. "Motorzinho" e peça fundamental no esquema do ex-técnico Sampaoli, Pituca vem caindo de produção e não consegue dar a dinâmica que dava ao meio-campo da equipe.

O técnico Cuca, inclusive, reconhece que o setor não está bom. Ele já falou em recuperar a confiança tanto de Pituca quanto de Sánchez e, agora, quer utilizar a semana livre para encaixar a criação de jogadas da equipe.

"Quando quebramos as linhas, precisamos ter a profundidade dos meias. Isso está faltando. E é nisso que tenho de trabalhar. Não adianta ter uma saída qualificada e não ter o segundo terço. É a parte do meio para a frente. A definição de jogada. Não deu para trabalhar nem um pouquinho", afirmou em coletiva após a derrota para o Palmeiras.

Pituca atuou boa parte da temporada como primeiro volante com Sampaoli e teve suas melhores partidas no ano. Com Jesualdo, se tornou segundo volante e caiu de produção. Cuca não poderá contar com Alison, suspenso, no jogo contra o Flamengo, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, e terá tempo para definir quem fica com a vaga do capitão, já que o jogo ocorre somente no domingo (30).

A principal opção é o volante Jobson, mas o camisa 8 pode atuar tanto como primeiro quanto como segundo volante, trocando de função com Pituca. Na partida contra o Sport, quando Alison foi zagueiro, Jobson atuou como primeiro e Pituca foi segundo.

Ao contrário de Luan Peres, que foi titular em todos os jogos e nunca substituído, Pituca saiu no intervalo já em duas oportunidades com o técnico Cuca - diante de Internacional e Palmeiras. Também foi substituído em outras sete oportunidades durante o ano.

Santos