Topo

Palmeiras

Palmeiras faz 2 a 1 no Santos e vence primeiro clássico em 2020

Do UOL, em São Paulo

23/08/2020 18h00

O Palmeiras, enfim, venceu o seu primeiro clássico em 2020. Com gols de Luiz Adriano e Patrick de Paula, o time de Vanderlei Luxemburgo bateu o Santos por 2 a 1 em partida válida pela quinta rodada do Brasileirão. O gol santista foi marcado por Ramires, contra.

Antes da vitória de hoje (23), o Palmeiras havia disputado cinco clássicos na temporada. Até então o retrospecto era de quatro empates, uma derrota e apenas um gol marcado. Já o Santos segue sem vencer os rivais paulistas. O time de Cuca fez o seu quarto clássico: são três derrotas e um empate.

Com o resultado, o Palmeiras entra no G4, agora com oito pontos e um jogo a menos. O Santos cai uma colocação e agora ocupa a sétima posição, com sete pontos. Os dois times terão agora uma semana de descanso. O Palmeiras enfrenta o Bahia no sábado e, no dia seguinte, o Santos recebe o Flamengo na Vila Belmiro.

Patrick de Paula brilha

Responsável pelo pênalti que deu o título paulista ao Palmeiras, Patrick de Paula garantiu também a primeira vitória palmeirense em clássicos em 2020. Ele marcou um belo gol, o segundo do Palmeiras, mas antes já havia mandado uma cobrança de falta na trave.

Tarde difícil para Alison

O volante santista ficou longe de fazer uma grande atuação na tarde de hoje no Morumbi. Foi dele o toque de mão que resultou no pênalti do primeiro gol alviverde. Apagado durante todo o segundo tempo, ainda foi expulso nos acréscimos após um carrinho em Mayke.

Dores desfalcam times

No primeiro tempo, numa corrida contra Marinho, Marcos Rocha reclamou de dores na coxa e foi substituído para a entrada de Mayke. No segundo tempo, foi a vez do próprio Marinho de deixar o campo, também levando a mão à coxa.

Cronologia do jogo

Luiz Adriano e João Paulo duelaram durante todo o primeiro tempo. Com apenas quatro minutos de jogo, o centroavante mandou no ângulo e obrigou o goleiro santista a fazer boa defesa. Aos 18, Luiz rolou a bola para Bruno Henrique bater colocado, mas João Paulo novamente foi nela. O Palmeiras conseguiu superar o goleiro somente aos 45 minutos, quando Luiz Adriano marcou de pênalti, após o VAR confirmar um toque de mão de Alison.

O Santos foi para o intervalo sem gols, mas não sem dar sustos ao Palmeiras. O time já havia dado trabalho a Weverton: com Marinho no contra ataque, e, após o gol alviverde, com Carlos Sánchez de falta.

Após o intervalo, Cuca realizou duas mudanças, colocando Lucas Braga no lugar de Kaio Jorge e Jobson na vaga de Diego Pituca. Os dois jogadores incendiaram o jogo em suas primeiras participações. Com um minuto do segundo tempo, Lucas Braga sofre falta. Carlos Sánchez foi novamente para a cobrança e a bola encontrou Jobson. A bola ainda bateu em Ramires antes de balançar as redes. Coincidentemente, o volante palmeirense também havia acabado de entrar no jogo, no lugar de Bruno Henrique.

Quem cresceu após o empate foi o garoto Patrick de Paula. O volante mandou a bola na trave numa cobrança de falta aos 8 minutos. Gabriel Menino pegou o rebote, mas estava em posição de impedimento. Depois, aos 27, ele recebeu um belo cruzamento de William e chutou de primeira para colocar o Palmeiras novamente na frente.

Clássico no Morumbi

Até a década de 1990, era bem comum ver os clássicos paulistas sendo disputados no Estádio do Morumbi. Desta vez, o jogo, com mando do Palmeiras, foi transferido para a casa do São Paulo por conta da transmissão em Drive-In da final da Liga dos Campeões no Allianz Parque.

Camisas diferentes

O Palmeiras estreou a sua terceira camisa, lançada oficialmente pela Puma na última quinta-feira (20), no clássico de hoje. Já o Santos estampou uma homenagem a José Bonifácio, conhecido como "Patriarca da Independência". A pintura do homenageado no lugar que seria do patrocínio principal não foi bem recebida entre os torcedores santistas.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 2 X 1 SANTOS

Competição: Campeonato Brasileiro (5ª rodada)
Data: 23/08/2020, domingo
Hora: 16h (de Brasília)
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Árbitro: Vinícius Gonçalves Dias Araújo (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (ambos de SP)
VAR: José Cláudio Rocha Filho (SP)

Gols: Luiz Adriano (Palmeiras) aos 45' do 1º tempo, Ramires (contra) aos 2' do 2º tempo e Patrick de Paula (Palmeiras) aos 27' do 2º tempo

Cartões amarelos: Luiz Adriano, Bruno Henrique, Rony, Ramires e Gabriel Silva (Palmeiras); Felipe Jonatan, Diego Pituca e Alisson (Santos)

Cartão vermelho: Alison (Santos)

Palmeiras: Weverton; Diogo Barbosa, Gustavo Gómez, Luan e Marcos Rocha (Mayke); Bruno Henrique (Ramires), Patrick de Paula, Gabriel Menino (Gustavo Henrique) e Lucas Lima; Rony (William) e Luiz Adriano (Gabriel Silva). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Santos: João Paulo; Pará (Madson), Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison, Diego Pituca (Jobson) e Carlos Sánchez (Marcos Leonardo); Marinho (Tailson), Kaio Jorge (Lucas Braga) e Soteldo. Técnico: Cuca.

Palmeiras