Topo

Ceará faz 2 a 0 no Bahia, que sofre primeira derrota e deixa o G-4

Do UOL, em São Paulo

23/08/2020 21h54

Ceará e Bahia se enfrentaram na noite de domingo (23), no Castelão (CE), pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro 2020. O jogo terminou com vitória do Vozão por 2 a 0, com gols de Cléber e Mateus Gonçalves.

Diante do resultado, o Ceará chega aos quatro pontos e coloca o Coritiba de volta na lanterna do campeonato. O Bahia, por sua vez, perdeu o lugar no G-4, caindo para a oitava posição com sua primeira derrota no Brasileirão.

Para a próxima rodada, o Ceará viaja até Goiás para enfrentar o Atlético-GO no Olímpico, no jogo que acontece às 18h de domingo (30). O tricolor baiano recebe em casa o Palmeiras, e entrará em campo no sábado (29), às 19h.

Melhor em campo: Cléber

Cléber repetiu o feito da final da Copa do Nordeste ao marcar de cabeça para o Vozão logo aos 11 minutos do primeiro tempo. O atacante seguiu aparecendo bem no jogo, nas poucas vezes em que o Ceará chegou para fazer o ataque depois de abrir o placar. Para o segundo tempo, o atleta foi substituído ao sentir dores no músculo da coxa direita.

Pior em campo: Gregore

Gregore recebeu um cartão amarelo no final do primeiro tempo por uma falta em William Oliveira e, sem aparecer muito durante o duelo, acabou substituído por Daniel antes da volta para o segundo tempo.

Atuação do Ceará

Com uma boa marcação e um gol nos primeiros minutos, o Ceará ditou o ritmo do jogo ao saber aproveitar os pontos fracos do Bahia, principalmente nas jogadas aéreas. Depois disso, apenas aproveitou as sobradas de bola para subir ao ataque, mas chegou ao fim do primeiro tempo com tranquilidade para manter a vantagem no placar.

No segundo tempo, o Vozão se manteve fechado e viu seu rival atuar de maneira mais ofensiva. Mesmo tendo voltado do intervalo mais apagado e quase sem sair do campo de defesa, conseguiu aumentar ainda mais o placar favorável com mais um gol e voltou a aparecer no jogo.

Atuação do Bahia

Pressionado desde o apito inicial pelo Ceará, o Bahia teve bastante dificuldade com as saídas de bola e se esforçou para diminuir os erros ao longo da primeira etapa do jogo, chegando bem apenas com Rodriguinho, mas sem conseguir finalizar direito até o intervalo.

A primeira ameaça do tricolor baiano aconteceu apenas ao segundo tempo, com uma sobra de bola aproveitada por Zeca, que passou raspando na trave de Fernando Prass. O visitante continuou tentando diminuir o placar e apertando o Ceará, mas não obteve sucesso.

Cronologia do jogo

A partida começou com o Ceará pressionando a saída de bola do Bahia, forçando o erro do adversário e, com isso, conseguiu abrir o placar aos 11 minutos com um gol de Cléber. No meio do primeiro tempo, Rossi deu uma topada em Vina, que caiu rindo, deixando o atacante tricolor irritado e dando origem a um desentendimento que logo foi apartado.

A segunda metade do jogo começou agitada com um pedido de pênalti do Bahia, que foi ignorado pelo árbitro por não ter sido chamado pelo VAR. Sem se abalar, o tricolor melhorou seu rendimento no segundo tempo e ofereceu perigo ao time da casa, que teve uma atuação apagada e foi salvo pelas defesas de Prass.

O cenário mudou com a entrada de Mateus Gonçalves no lugar de Leandro Carvalho, que aumentou a vantagem para o Vozão e manteve a partida mais equilibrada.

FICHA TÉCNICA
CEARÁ 2 X 0 BAHIA

Data e horário: 23/08/2020, domingo, às 20h
Local: Castelão, Fortaleza (CE)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães
Auxiliares: Thiago Henrique Neto Correa Farinha e Thiago Rosa de Oliveira
VAR: Pathrice Wallace Corrêa Maia
Cartões amarelos: William Oliveira (Ceará); Gregore e Ronaldo (Bahia)
Gols: Cléber e Mateus Gonçalves (Ceará)

CEARÁ
Fernando Prass; Samuel Xavier, Gabriel Lacerda, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; William Oliveira (Fabinho), Charles (Ricardinho) e Vina (Wescley); Fernando Sobral, Leandro Carvalho (Mateus Gonçalves) e Cléber (Rafael Sóbis). Técnico: Guto Ferreira.

BAHIA
Anderson; Zeca, Juninho, Ernando e Nino Paraíba; Ronaldo, Gregore (Daniel) e Rodriguinho (Alesson); Rossi (Saldanha), Élber (Clayson) e Gilberto (Fernandão). Técnico: Roger Machado.