Topo

Goiás supera Atlético-GO em clássico e alcança 1ª vitória no Brasileirão

Do UOL, em São Paulo

22/08/2020 23h01

Goiás e Atlético Goianiense se enfrentaram na noite deste sábado (22) no Estádio da Serrinha pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro 2020. O clássico goiano terminou com vitória do Esmeraldino por 2 a 0, com gols de Daniel Bessa e Victor Andrade.

Com o resultado, o Goiás emplacou sua primeira vitória no Brasileirão e conseguiu deixar a zona de rebaixamento, ocupando a 16ª colocação, enquanto o Dragão amargou sua segunda derrota em sequência.

Para a próxima rodada, o Esmeraldino viaja ao Rio Grande do Sul para enfrentar o Grêmio. Já o Atlético-GO recebe em casa o Ceará, no jogo que acontecerá domingo (30), às 18h.

Daniel Bessa assegura 1ª vitória

Bessa conseguiu assegurar a vitória do Esmeraldino ainda no primeiro tempo ao aproveitar um passe errado do rival. Sem assistência, o volante abriu o placar aos 20 minutos de jogo e participou de boas chances criadas pelo Goiás ao longo da partida, até pedir para ser substituído no fim do segundo tempo. A Vantagem deu confiança ao mandante, permitindo com que fizesse um jogo fechado para manter o placar.

Erro fatal de Everton Felipe

Foi um passe errado de Everton Felipe que colocou o Atlético-GO em desvantagem no clássico goiano. O meia saiu jogando, mas se atrapalhou ao tocar a bola e entregou de bandeja a bola para Daniel Bessa ainda no campo de defesa, dando origem ao primeiro gol do rival.

Atuação do Goiás

O Goiás começou o jogo apertando o rival em seu campo de ataque até abrir o placar com Daniel Bessa aos 20 minutos do primeiro tempo. O ritmo da equipe diminuiu com a saída de Sandro, que precisou deixar o jogo após receber atendimento médico.

No segundo tempo, o Esmeraldino conseguiu manter o jogo equilibrado e com uma defesa fechada, desarmou todas as tentativas de empate do Dragão. Com um segundo gol nos acréscimos do segundo tempo, o time da casa cravou sua vitória no clássico.

Atuação do Dragão

Apesar de ter a maior posse de bola, o Dragão não conseguiu acertar os passes no início do jogo e foi de um erro de Everton Felipe que saiu o gol do rival. No entanto, a partir dos 30 minutos do primeiro tempo, o time visitante começou a criar chances de gol e passou a dominar a partida.

Na volta do intervalo, o Atlético-GO viu seu rival crescer novamente e equilibrar as jogadas, precisando recuar um pouco mais para evitar o segundo gol. A entrada de Matheuzinho e Júnior Brandão deu maior ritmo para a equipe, mas não foi suficiente para conseguir criar jogadas capazes de mudar o placar, que teve a diferença aumentada nos acréscimos do segundo tempo.

Cronologia do jogo

Os primeiros 20 minutos de jogo tiveram dominação do Goiás, que firmou sua superioridade abrindo o placar com um gol de Daniel Bessa. Apesar de aumentar a posse de bola, a primeira chance criada pelo Atlético-GO veio só depois dos 30 minutos de jogo, que logo foi interrompido para o atendimento médico de Sandro após uma disputa de bola com Hyuri.

O volante precisou deixar o clássico ainda no primeiro tempo, que teve sete minutos de acréscimo e seguiu com pressão do Dragão em cima do Esmeraldino.

A segunda metade do jogo se manteve equilibrada, com chances criadas pelos dois lados e uma confusão típica de clássico entre os jogadores após uma disputa de bola entre Edson e Keko, mas árbitro conseguiu controlar a situação sem mostrar nenhum cartão.

Ao mesmo tempo em que tentava fazer um jogo fechado para não tomar mais um gol, o Atlético-GO buscou um jogo mais ofensivo com a entrada de mais um atacante para tentar um empate que não aconteceu. Em vez disso, o Esmeraldino aumentou ainda mais a diferença no placar com um gol de Victor Andrade nos acréscimos do segundo tempo.

Jogador x médico

Enquanto Sandro recebia atendimento após a dividida de bola com Hyuri, Rafael Moura começou a discutir com o médico da própria equipe por querer retirar o volante do jogo, pedindo que ele tivesse calma antes de tomar a decisão.

Preocupado com o joelho de Sandro, o profissional da saúde decidiu manter a decisão de retirá-lo de campo, sendo substituído por Ratinho ainda no primeiro tempo.

FICHA TÉCNICA
GOIÁS 2 X 0 ATLÉTICO-GO

Data e horário: 22/08/2020, sábado, às 21h
Local: Estádio da Serrinha, Goiânia (GO)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio
Auxiliares: Fabrício Vilarinho, Bruno Pires e Breno Souza
VAR: Eduardo Tomaz
Cartões amarelos: Sandro, Ratinho, Daniel Oliveira e Victor Andrade (Goiás); Gilvan e Moacir (Atlético-GO)
Gols: Daniel Bessa e Victor Andrade (Goiás)

GOIÁS
Tadeu; Pintado, Fábio Sanches, Rafael Vaz e Jefferson; Sandro (Ratinho), Gilberto (Daniel Oliveira) e Daniel Bessa (Miguel Figueira); Keko (Victor Andrade), Rafael Moura e Douglas Baggio (Mike). Técnico: Glauber Ramos.

ATLÉTICO-GO
Jean; Dudu (Moacir), Éder, Gilvan (Oliveira) e Nicolas; Edson, Marlon Freitas (Matheus Frizzo), Gustavo Ferrareis, Everton Felipe (Júnior Brandão) e Jorginho; Hyuri (Matheuzinho). Técnico: Vagner Mancini.