Topo

Liga dos Campeões 2019/2020

Marselha volta atrás em proibição de camisas do PSG e recomenda 'moderação'

Torcedores do PSG comemoram classificação à final. Em Marselha, até bandeiras e máscaras tinham sido proibidas - Bertrand GUAY / AFP
Torcedores do PSG comemoram classificação à final. Em Marselha, até bandeiras e máscaras tinham sido proibidas Imagem: Bertrand GUAY / AFP

Do UOL, em São Paulo

21/08/2020 11h49

A proibição anunciada ontem em Marselha para que torcedores do Paris Saint-Germain não usassem camisas do time no dia da final da Liga dos Campeões repercutiu tão mal que a autoridade de polícia local decidiu revogar o decreto hoje. Agora, a cidade que abriga o Olympique, rival do PSG, recomenda apenas "moderação" no comportamento da torcida.

A Prefeitura de Polícia da região de Bouches-du-Rhône havia determinado ontem não só a proibição de camisas, mas também de bandeiras, lenços e até máscaras com as cores d PSG, já que a França sofre com a volta do aumento de casos de coronavírus nas últimas semanas e a proteção voltou a ser exigida em diversos locais públicos.

"O único propósito deste decreto era proteger os torcedores parisienses, e de forma alguma tinha a intenção de restringir a liberdade de movimento", alegou a autoridade policial em publicação no Twitter.

"Após o ataque de duas pessoas, uma delas vestindo a camisa do Paris Saint-Germain, à margem da semifinal, o objetivo era evitar que os torcedores parisienses fossem facilmente identificados e visados", acrescentou a Prefeitura de Polícia, lembrando o incidente ocorrido na terça-feira (18), quando o PSG venceu o RB Leipzig por 3 a 0 e se classificou para disputar a final inédita para o clube de Paris contra o Bayern de Munique.

Com o decreto polêmico revogado, restou à autoridade policial responsável pela cidade de Marselha pedir aos torcedores que não usem "letreiros ostentosos (do PSG) em espaços públicos" e para que façam com "moderação suas possíveis comemorações para não serem questionados."

O Paris Saint-Germain, dos brasileiros Neymar, Thiago Silva e Marquinhos, enfrenta o Bayern às 16h (de Brasília) de domingo (23) no Estádio do Luz, em Lisboa, em busca do primeiro título da competição continental.

Na capital francesa, que decidiu não reservar áreas específicas para concentrar os torcedores do PSG por conta da pandemia de coronavírus, o clube parisiense vai reunir 5.000 pessoas em seu estádio, o Parque dos Príncipes, para assistirem juntos à partida.