Topo

Liga dos Campeões 2019/2020

PSG bate Leipzig e vai à final. Mbappé vê Neymar 'destinado' a bola de ouro

Neymar e Marquinhos comemoram primeiro gol do PSG sobre o RB Leipzig em semifinal da Champions - David Ramos/Getty Images
Neymar e Marquinhos comemoram primeiro gol do PSG sobre o RB Leipzig em semifinal da Champions Imagem: David Ramos/Getty Images

Do UOL, em São Paulo (SP)

18/08/2020 17h51

O atual elenco do Paris Saint-Germain fez história na tarde de hoje (18), ao vencer o RB Leipzig por 3 a 0, pelas semifinais da Liga dos Campeões da Europa, e conseguir levar o time francês à final da principal competição europeia de forma inédita. A antiga melhor campanha da equipe francesa no torneio, tinha sido uma semifinal, na temporada 1994/95, há 25 anos — naquela ocasião o PSG foi eliminado pelo Milan.

Após a classificação, Kylian Mbappé fez questão de exaltar o futebol que Neymar tem jogado. O jogador brasileiro é um dos principais responsáveis pela campanha histórica da equipe na competição e um forte candidato ao prêmio de melhor jogador do mundo.

"A gente se dá muito bem dentro e fora de campo. É muito agradável jogar como um jogador como Neymar. Ele não marcou gol, mas passamos. Se a gente ganhar a Champions, ele vai estar em condição de ganhar [o prêmio de melhor do mundo]. Ele é destinado para esse troféu", afirmou o atacante francês de 21 anos.

Os gols da partida foram marcados por Marquinhos, aos 13 minutos do primeiro, após cruzamento de Dí Maria, e o próprio argentino marcou o segundo, após assistência de letra, de Neymar, aos 42 minutos da primeira etapa; Bernat definiu o placar, com um gol de cabeça, aos 11 minutos da etapa final.

Agora, o time do craque brasileiro espera o vencedor do confronto da outra semifinal entre Lyon e Bayern de Munique, que acontece amanhã (19), às 16h (de Brasília), no estádio de Alvalade. A final da Champions será realizada no domingo (23), também às 16h, no estádio da Luz.

Para o PSG, a conquista da Liga dos Campeões seria a cereja do bolo para a temporada que teve amplo domínio em território nacional. O time dirigido pelo alemão Thomas Tuchel conquistou todos os títulos que disputou na França: o Campeonato Francês, a Copa da Liga Francesa e a Copa da França.

Já para o RB Leipzig, fica a frustração de não ter conseguido a vaga na final, mas como 'prêmio de consolação' tem como sua primeira, e única, participação no mata-mata da Champions um lugar entre as quatro melhores equipes europeias.

O melhor: Dí Maria tem retorno triunfal

Di Maria - David Ramos/Getty Images - David Ramos/Getty Images
Imagem: David Ramos/Getty Images

O argentino não participou das quartas de final contra a Atalanta, devido uma lesão no tornozelo. Ele voltou ao time titular e foi decisivo para a vitória do PSG: marcou um gol e deu duas assistências.

O pior: Gulacs falha duas vezes

O goleiro húngaro falhou em dois gols do time francês. No segundo, ele errou na saída de bola e entregou nos pés de Ander Herrera, que passou para Neymar e o brasileiro fez o passe para Dí Maria marcar. No terceiro gol, ele e a defesa do RB Leipzig pararam para reclamar de uma falta em Mukiele e só olharam Bernat cabecear para o gol — Gulacsi até encostou na bola, mas não evitou o gol do lateral espanhol.

PSG abre o placar cedo e joga com tranquilidade

O PSG conseguiu abrir o placar aos 13 minutos, com Marquinhos de cabeça. Com o gol brasileiro, a equipe conseguiu rodar muito bem a bola e encontrar muitos espaços deixados pela defesa do RB Leipzig.

A equipe francesa foi dona da primeira etapa e poderia ter ido para o vestiário com uma vantagem ainda maior. O técnico Thomas Tuchel contou com a volta de Angel Dí Maria, que se recuperava de uma lesão no tornozelo, e sacou o argentino Mauro Icardi, muito mal na partida contra a Atalanta, nas quartas.

Dessa forma, o ataque contou com Di Maria, Mbappé e Neymar - fundamentais na construção do resultado. O argentino fez o cruzamento que origina o gol de Marquinhos e marcou o segundo, após uma assistência perfeita, de letra, do camisa 10 da seleção brasileira.

RB Leipzig muda formação, mas deixa espaços

O técnico Julen Nagelsmann mudou a formação que havia vencido o Atlético de Madri por 2 a 1, nas quartas de final da competição. Ele optou pelo 4-1-4-1, com Mukiele completando a defesa ao lado de Upamecano.

No entanto, o meio de campo da equipe alemã não soube encurtar os espaços e sempre Paredes e Ander Herrera conseguiam achar ótimos passe para a linha de frente do PSG, com muito perigo.

Após 30 minutos de jogo, o treinador de 33 anos optou por mudar a formação mais uma vez, agora no 4-4-2, com Dani Olmo ajudando Poulsen a pressionar a saída de bola do time francês, mas também sem muita efetividade.

Neymar sofre com as faltas

O jogador brasileiro não teve uma atuação brilhante, sempre que pegava na bola era cercado por muitos jogadores e parado com falta. No entanto, conseguia dribles e achar bons passes para seus companheiros de ataque. Em toda partida, ele sofreu sete faltas, foi o principal alvo do time alemão.

Cronologia do jogo

Logo aos 6 minutos, Mbappé deu belo passe enfiado para Neymar. O atacante brasileiro saiu na cara de Gulacsi, finalizou de bico e a bola carimbou a tarve. No minuto seguinte, o PSG pressionou a saída de bola do RB Leipzig e o goleiro húngaro tentou o chutão para afastar a bola da defesa, mas ela bateu na mão de Neymar e Mbappé completou pro gol, mas o juiz anulou corretamente o lance.

Aos 13 minutos, a pressão inicial do PSG surtiu efeito. Após cobrança de falta de Dí Maria pelo lado esquerdo, Marquinhos cabeceou livre no meio da área e abriu o marcador. Aos 42, ainda no primeiro tempo, Ander Herrera aproveitou a saída de bola errada do time alemão e passou para Neymar dentro da área, o brasileiro deu um passe letra de primeira e serviu Dí Maria e o argentino não perdoou.

Na segunda etapa, o time de Neymar abaixou a intensidade e espero o RB Leipzig se lançar ao ataque. E aos 11 minutos, após nova falha da defesa alemã, Dí Maria cruzou para Bernat, que livre cabeceou para o gol e fechou a conta. Com atuações seguras de Thiago Silva e Kimpembe, o time francês não sofreu com as constantes investidas pelo alto do ataque da equipe adversária.

FICHA TÉCNICA

RB LEIPZIG 0 X 3 PSG

Data: 18 de agosto de 2020, terça-feira
Horário: 16h (de Brasília)
Competição: Liga dos Campeões (semifinal)
Local: Estádio da Luz, em Lisboa (POR)
Árbitro: Bjorn Kuipers

Cartões amarelos: Laimer, Halstenberg e Poulsen (RBL) e Kimpembe (PSG)

Gols: Marquinhos, aos 13 do primeiro tempo; Dí Maria, aos 42 do primeiro tempo e Bernat, aos 11 do segundo tempo.

RB LEIPZIG: Gulacsi; Angelino, Upamecano, Mukiele e Klostermann (Orban); Kampl (Adams), Laimer (Halstenberg) e Nkunku (Forsberg); Sabitzer, Dani Olmo (Schick) e Poulsen . Técnico: Julian Nagelsmann.

PSG: Sergio Rico; Kehrer, Thiago Silva, Kimpembe, Bernat; Marquinhos, Paredes (Draxler), Ander Herrera (Verratti); Di María (Sarabia), Neymar e Mbappé (Choupo-Moting). Técnico: Thomas Tuchel.