Topo

Como Neymar tirou imagem de desinteressado e virou líder do PSG eufórico

David Ramos/Getty Images
Imagem: David Ramos/Getty Images

João Henrique Marques

Colaboração para o UOL, em Lisboa (POR)

18/08/2020 04h00

A presença de Neymar de muletas no sambódromo da Sapucaí, no Rio de Janeiro, em meio à preparação do Paris Saint-Germain para a fase decisiva da Liga dos Campeões na temporada passada reforçou a sensação de desinteresse do jogador pelos sonhos do clube. Entristecido pela lesão no pé direito, ele incomodou o PSG com a decisão de ir à festa no Brasil e gerou ainda mais revolta quando tentou forçar a transferência ao Barcelona pouco depois.

Agora, a reviravolta no cenário leva o camisa 10 a ser considerado o maior líder de um elenco eufórico não só pelo que o brasileiro faz dentro de campo, mas também pelo comportamento demonstrado fora dele. Com o time na semifinal da Champions League, brigando hoje contra o RB Leipzig por uma vaga na decisão (às 16h, de Brasília), essa relação vive seu auge de qualidade.

Neymar não usa a braçadeira de capitão - posto é de Thiago Silva-, mas é ele quem comanda o time em campo aos berros, e principalmente, com o pedido de bola no pé a todo momento. Seus 16 dribles na vitória por 2 a 1 contra a Atalanta pelas quartas de final, o recorde da Liga dos Campeões, são reflexo da confiança que o elenco do PSG tem em seu futebol.

"Ele sempre foi um líder. Todo mundo espera um líder que fala, e ele é mas um líder diferente. Diferente do que todo mundo espera. Ele lidera pela qualidade, pela confiança, pela coragem de sempre ir cara a cara. Sempre quer vencer com sua fome, seu espírito de luta. Ele adora competir em campo. São as coisas que um líder precisa ter. Mas Neymar não pode ganhar sozinho. Criamos um grupo com Herrera, Sarabia, Navas e todos os outros. São pessoas que sabem como treinar juntos, criar uma atmosfera. Talvez seja essa a chave para ver Neymar em um outro nível", disse o treinador do PSG, Thomas Tuchel, na véspera do confronto em Lisboa.

Pessoas próximas a Neymar apontam que para ele estar feliz basta apenas jogar futebol. Essa é a primeira temporada do brasileiro no PSG em que o ídolo alcança a reta final sem estar lesionado.

Nesta temporada, as festas de Neymar em Paris foram em conjunto com o time. Foi ele quem armou um samba em casa e convidou todo o elenco para comemorar o título da Copa da Liga da França, no fim de julho. O craque também costuma organizar jantares com o grupo e está presente até em festa de familiares dos jogadores.

Antes de virar o confronto de oitavas de final contra o Borussia Dortmund - o PSG venceu o jogo da volta por 2 a 0, no Parque dos Príncipes -, Neymar programou um jantar em casa. Reservas e até jovens com pouco espaço no elenco estiveram presente. Em outras temporadas, as aparições de jogadores na casa do camisa 10 se restringiam ao grupo de brasileiros formado por Marquinhos, Thiago Silva e Daniel Alves.

Neymar sentiu-se abraçado pelo elenco do PSG quando recebeu pedidos para desistir da transferência ao Barcelona e formar um time campeão. Figuras importantes como Mbappé e Verratti puxavam um escanteado brasileiro para dentro do ambiente de vestiário.

Quando a janela de transferências foi encerrada, o grupo de whatsapp do elenco do PSG teve Neymar adicionado e uma série de mensagens de "se queda" foi disparada em tom de brincadeira. A frase em espanhol que significa "ele fica" foi dita pelo zagueiro do Barcelona, Piqué, em 2017, na época em que o brasileiro buscava a transferência para o PSG, e virou uma forma de piada para uma negociação frustrada. Este ambiente criado divertiu Neymar.

Ainda calado, Neymar voltou a atuar jogar futebol após ficar quase dois meses fora do PSG por vontade própria. No primeiro jogo pelo time na temporada calou a própria torcida que o vaiava ao marcar um gol de meia bicicleta e dar a vitória de 1 a 0 contra o Strasbourg, já nos minutos finais. Desde então, os relatos no clube eram que dia após dia o brasileiro aparentava mais tranquilidade e alegria.

Na temporada, Neymar esteve em 26 dos 48 jogos do PSG na temporada. Algumas ausências aconteceram para evitar riscos de lesão em um plano diretivo que contava com ter o brasileiro sadio pela primeira vez na fase de mata mata na Liga dos Campeões.

O camisa 10 se irritou com os dirigentes quando foi poupado de três jogos do time às vésperas do duelo contra o Borussia Dortmund. Publicamente, disse que a decisão o atrapalhou no ritmo de jogo e reforçou: "isso é ruim para todo o time".

A frase de Neymar dá o tom do sentimento gerado no vestiário por conta de sua ausência. Agora líder do time, ele precisa estar em campo para melhorar o rendimento de cada jogador. O brasileiro que já brigou com Cavani para bater pênalti ou pulou Carnaval em véspera de jogo pela Liga dos Campeões sempre foi considerado imprescindível no PSG, mas somente agora é visto como figura comprometida com o sucesso coletivo.

"Neymar é o nosso líder como bem disse o Tuchel. Quando o time tem pressão, ele pede a bola. Ele quer a bola, quer jogar a todo momento. Isso é muito importante para nossa equipe. Aqui todos adoram o Neymar", destacou o meio-campo espanhol Ander Herrera.