Topo

Atlético-MG pensa em 5 milhões de euros por Guga, Flamengo procurou jogador

Guga, lateral direito do Atlético-MG - Bruno Cantini/Atlético-MG
Guga, lateral direito do Atlético-MG Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG

Alexandre Araújo e Thiago Fernandes

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG)

18/08/2020 15h40

Próximo de um acerto com o chileno Mauricio Isla, o Flamengo buscou saber a situação do lateral-direito Guga, do Atlético-MG. O entrave, porém, pode ser a questão financeira. O Galo indicou que negocia o jogador por 5 milhões de euros (cerca de R$ 32 milhões), valor acima do que o Rubro-Negro havia sinalizado inicialmente ao estafe do atleta.

As tratativas com Isla e Guga são independentes e um acerto com chileno não impede que o Rubro-Negro possa fechar também com o lateral do Atlético-MG. A informação foi publicada, primeiramente, pelo site do "Globo Esporte" e confirmada pelo UOL Esporte.

Avanços nesta pauta, entretanto, só devem acontecer após o retorno de Marcos Braz, vice-presidente de Futebol do Flamengo, e Bruno Spindel, diretor executivo, ao Brasil. Eles estão na Europa em meio às negociações por Isla, mas há a expectativa de que voltem ainda esta semana.

Recentemente, o Atlético-MG recebeu uma proposta por Guga do Spartak Moscou, da Rússia. Os valores giravam em torno de 4,5 milhões de euros (aproximadamente R$ 28,3 milhões na conversão atual), mas ainda não houve uma definição nas conversas.

Atualmente, os direitos econômicos do jogador são divididos entre Avaí, clube onde começou e que tem 25%, e o próprio Galo, que detém os outros 75%.

Em recente entrevista coletiva, Braz ressaltou que a diretoria rubro-negra chegou a analisar o mercado no começo da temporada em busca de lateral-direito — que chegaria como opção a Rafinha —, mas não houve novos passos e, pouco depois, veio a paralisação do futebol por conta da pandemia de coronavírus.

"Procuramos a possibilidade de fortalecer o nosso elenco com outro jogador para a posição. Não conseguimos e não contrataríamos por contratar. Depois veio a pandemia, que paralisou desde março. Já expliquei por que não tivemos ênfase no mercado. Quanto ao João Lucas, quem tem que saber se ele está dentro do processo ou não é o técnico que chegou", disse.