Topo

Palmeiras

Como P. de Paula curtiu semana longe dos holofotes após título no Palmeiras

Thiago Ferri

Do UOL, em São Paulo

15/08/2020 04h00

Patrick de Paula volta hoje (15) ao Allianz Parque, onde o Palmeiras recebe o Goiás às 21h30, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, e há uma semana era palco da festa do título paulista. Cobrador do pênalti que garantiu a conquista, o jovem de 20 anos preferiu ficar mais recluso enquanto ganhava status de herói.

Nascido no Rio de Janeiro (RJ), o camisa 5 foi para a cidade carioca curtir o domingo com sua família, enquanto os pedidos por entrevistas se amontoavam. Bastante tímido, Patrick de Paula agradeceu aos convites, mas preferiu mostrar-se pouco: fez uma exclusiva, apareceu na live da Federação Paulista de Futebol (FPF) para receber o prêmio de revelação do Estadual e só.

O momento é totalmente novo para ele. Até boa parte do Paulistão, os jovens promovidos do sub-20 (Patrick, Lucas Esteves, Gabriel Menino, Alan, Gabriel Veron, Angulo e Wesley) eram tratados como um grupo, inclusive, faziam as entrevistas juntos. A partir do mata-mata no Paulista, Patrick e Menino começaram a ganhar mais importância, e o primeiro tornou-se o principal nome ao bater o pênalti do título com tamanha confiança, fechando a série no Dérbi.

Patrick de Paula - Cesar Greco - Cesar Greco
Imagem: Cesar Greco

A ideia do meio-campista, porém, é falar pouco e aparecer por aquilo que fizer no gramado. Vanderlei Luxemburgo já tratou de blindá-lo na primeira entrevista pós-título: o técnico minimizou as comparações com Pogba, dizendo que os mesmos que hoje citam o meio-campista do Manchester United podem criticar Patrick como "Pogb...", caso não mantenha um bom rendimento.

Com multa rescisória de 100 milhões de euros (cerca de R$ 642 milhões), Patrick já começou a chamar a atenção de equipes europeias, como o Benfica (POR). A ideia do Palmeiras, contudo, é tentar segurar ele e os garotos o máximo de tempo possível. Diferentemente dos anos recentes, o clube entende que pode ter um bom retorno técnico usando a base.

Poupado contra o Fluminense, Patrick entrou no segundo tempo e há a expectativa de que volte aos titulares hoje, contra o Goiás. Ainda que ele e Gabriel Menino venham tendo bom desempenho, o meio-campo tornou-se uma dor de cabeça para Vanderlei Luxemburgo, que tenta fazer o setor ser mais criativo.

Nas decisões do Campeonato Paulista, Luxa usou os dois com Ramires e Zé Rafael. Depois de entrar bem no segundo tempo contra o Fluminense, Lucas Lima agora sonha com uma chance. Independentemente das escolhas entre os medalhões, a equipe ideal do Palmeiras não pode ficar sem o jovem de 20 anos, que há três anos jogava torneios amadores no Rio.

FICHA TÉCNICA:

PALMEIRAS x GOIÁS

Data e hora: 15/08/2020 (sábado), às 21h30
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Competição: 3ª rodada do Campeonato Brasileiro
Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior (PR)
Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Rafael Trombeta (PR)
VAR: José Mendonça da Silva Junior (PR)

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Viña; Patrick de Paula, Gabriel Menino, Ramires e Zé Rafael; Willian e Luiz Adriano. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

GOIÁS: Marcelo Rangel; Yago Rocha, Fábio Sanches, Rafael Vaz e Heron; Breno, Daniel Bessa, Thalles e Luiz Gustavo; Victor Andrade e Vinicius Lopes. Técnico: Ney Franco

Palmeiras