Topo

OPINIÃO

Mauro Cezar: "Domènec pode se acertar se entender onde ele está"

Do UOL, em São Paulo

15/08/2020 04h00

Substituto de Jorge Jesus no comando do Flamengo, o técnico catalão Domènec Torrent teve duas partidas no Brasileirão e viu seu time perder ambas, contra o Atlético-MG por 1 a 0, além dos 3 a 0 para o Atlético-GO. Devido aos tropeços, já virou alvo de críticas pelas mudanças feitas no time que até então vinha vencendo e encantava com o técnico português. O catalão faz hoje (15) o seu terceiro jogo pelo Rubro-Negro contra o Coritiba, às 19h30, na capital paranaense.

No podcast Posse de Bola #47, o jornalista Mauro Cezar Pereira diz que o novo treinador do Flamengo precisa entender rapidamente o ambiente em que está no futebol brasileiro para poder resolver sua situação, citando casos de xenofobia nas críticas aos técnicos estrangeiros.

"Toda essa situação pode se resolver desde que o Domènec entenda rapidamente, procure entender onde ele está, que aqui tem muita xenofobia, tem um trabalho intenso de parte da imprensa para sabotar, a palavra é essa, todo e qualquer técnico estrangeiro", comenta Mauro Cezar.

"O [Eduardo] Coudet [treinador do Inter] já tomou porrada porque não ganha Gre-Nal; o Sampaoli, no intervalo do jogo de quarta-feira [contra o Corinthians], tinha gente na rede social descendo o cacete no Sampaoli. No intervalo do jogo, tem que ser cafajeste para fazer isso no meio do jogo. No afã de descer o pau no cara só porque o cara não é brasileiro, está na cara. Em contrapartida, o Palmeiras ganha suando sangue do Corinthians, nos pênaltis, e aí você tem matérias homenageando o Vanderlei Luxemburgo, parece que o Palmeiras está jogando o melhor futebol do Brasil", completa.

Mauro ressalta os erros que foram cometidos por Domènec nas mudanças que fez no Flamengo, mas lembra que o início de Jorge Jesus no clube também teve momentos difíceis, como a derrota para o Emelec, pela primeira partida das oitavas de final da Libertadores de 2019, e no Brasileirão contra o Bahia, quando o time de Roger Machado venceu por 3 a 0.

"Esse foi um dos erros dele, mexeu em duas posições. Se ele põe um outro qualquer improvisado na lateral, o Thiago Maia, que é um volante, ele só mexe em uma posição. Ao passar o Rodrigo Caio para lá, ele mexeu na zaga, mexeu na lateral e bagunçou tudo. Esse foi um dos erros que o técnico catalão cometeu, mas o Jesus também cometeu, lembra? Rafinha no meio-campo contra o Emelec foi uma ideia que não funcionou, perdeu aquele jogo", diz o jornalista.

"As pessoas esqueceram, o Jesus também teve algumas dificuldades iniciais. O Jesus teve uma eliminação na primeira competição que ele participou, o Flamengo foi eliminado pelo Athletico-PR no Maracanã nos pênaltis pela Copa do Brasil, então, é claro que ele pode não repetir o que fez o Jesus, pode repetir, pode fazer melhor, não sei o que vai acontecer, mas é óbvio que é um começo de trabalho", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.