Topo

Santos

Em baixa na temporada, Pituca marca e passa menos do que no Santos de 2019

Diego Pituca gesticula durante jogo do Santos - Ivan Storti/Santos FC
Diego Pituca gesticula durante jogo do Santos Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

15/08/2020 04h00

Um dos jogadores mais criticados do Santos na temporada, Diego Pituca de fato não vive boa fase. Antes o "motorzinho" do time de Jorge Sampaoli, o volante caiu de desempenho e os números ajudam a comprovar a queda.

Em 2020, Pituca aparece menos na marcação, perde mais a posse de bola e ainda recupera ela menos vezes em comparação com a última temporada. O volante que demonstrava não só boa saída de jogo, mas também qualidade para colocar o Peixe no último terço do campo da mesma forma teve queda nos passes.

No ano passado, Pituca teve média de 7,4 duelos defensivos a cada 90 minutos. Neste ano, o número caiu para 5,8. Se o volante perdia a posse de bola em média 7,7 vezes por 90 minutos, em 2020 são 8,7. O número de recuperações de bola também caiu: de 6,9 para 5,8.

Nos passes, Pituca também diminuiu os lançamentos longos. Eram 4,8 por 90 minutos em 2019, e agora são 3,4. Mesmo atuando mais solto nesta temporada, como segundo volante ao invés de primeiro, Pituca diminuiu os passes que colocam o Peixe no último terço do campo: de 9,5 em 2019 para 7,5 em 2020.

A posição de titular do volante está ameaça por Jobson, que entrou no intervalo no duelo contra o Internacional e conseguiu dar mais dinâmica ao meio-campo. Cuca, porém, acredita que pode recuperar o volante.

"Retomar a confiança. É falando também, mas principalmente fazendo uma boa partida. Não vou deixar de confiar no Pituca ou no Sánchez. Jogadores têm bons e maus momentos ao longo do ano. Não vivem grande momento, mas são grandes jogadores e pessoas e têm minha total confiança", afirmou o treinador santista após a derrota para o Inter.

O Santos volta a campo neste domingo (16), às 19h45, para enfrentar o Athletico-PR, na Vila Belmiro, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.

Santos