Topo

Brasileirão - 2020

Arrascaeta marca, Flamengo bate Coritiba e vence a primeira no Brasileiro

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

15/08/2020 21h24

O Flamengo deixou a ressaca pela despedida do lateral-direito Rafinha de lado e, contra o Coritiba, no Couto Pereira, conquistou os primeiros três pontos nesta edição do Campeonato Brasileiro — ganhou por 1 a 0, com gol de Arrascaeta. Esta também foi a primeira vitória do técnico Domènec Torrent, que disputou três partidas no comando do rubro-negro até aqui e ainda não tinha nem mesmo balançado as redes. O Coxa, por outro lado, segue sem vencer na competição.

Na próxima rodada, o Coritiba encara o Corinthians, na Arena de Itaquera, enquanto o Flamengo recebe o Grêmio, no Maracanã. Ambos os jogos estão marcados para quarta-feira.

Flamengo com mudanças

O time rubro-negro teve mudanças na escalação em relação ao último jogo, contra o Atlético-GO. O goleiro César entrou na vaga de Diego Alves, que cumpriu suspensão após ser expulso. A lateral direita, que teve o zagueiro Rodrigo Caio improvisado no último jogo, teve João Lucas titular. Vale lembrar que Rafinha, o antigo dono da posição, acertou com o Olympiacos, da Grécia.

Além disso, o meia Arrascaeta voltou ao 11 inicial, formando setor com Everton Ribeiro, Bruno Henrique e Gabigol — quem perdeu a vaga foi Vitinho.

Mesma formação de 2019?

A formação utilizada pelo Flamengo nesta noite se assemelhou à que vinha sendo usada por Jorge Jesus, com Arrascaeta e Everton Ribeiro se aproximando de Bruno Henrique e Gabigol. O setor defensivo, porém, apresenta mudanças. A dupla de zaga não se mostrou tão próxima ao meio de campo, fazendo com que Arão e Gerson tivessem de "recuar" um pouco mais pelo jogo.

Contra o Atlético-GO, na última quarta-feira, o time havia começado no 4-3-3 e, depois, passou a usar um desenho no 4-2-3-1.

Campo pesado

Com as fortes chuvas em Curitiba, o gramado do Couto Pereira ficou um pouco mais pesado e, em alguns pontos, com bastante água, dificultando a bola a rolar.

Arrascaeta se destaca

O meia Arrascaeta foi um dos destaques do Flamengo no jogo. Bastante ativo no campo de ataque, participou de jogadas perigosas e abriu o placar em uma jogada que demonstrou oportunismo e habilidade.

Renê Júnior é expulso

O volante Renê Júnior, que voltou ao time titular do Coritiba, pareceu sentir um pouco o ritmo do jogo. Ele não conseguiu ser tão efetivo na saída de bola, como era esperado, e demonstrou falhas na marcação. Ele acabou sendo expulso ainda no começo do segundo tempo e piorou o cenário para o Coxa, que já perdia o duelo.

Pressão do Coxa e rubro-negro com obstáculos

A partida começou com o time do técnico Eduardo Barroca pressionando a saída de bola do Flamengo e com maior presença no campo de ataque. O Rubro-Negro, por sua vez, apresentava dificuldade para avançar.

Melhora e chances

Aos poucos, a equipe da Gávea foi apresentando melhoras e o jogo mudou de mãos, com o Coritiba mais acuado. A partir daí, o Fla teve chances. Uma das mais claras foi com Gabigol, que viu Wilson fazer grande defesa. Pouco depois, Arrascaeta chutou de fora, a bola desviou em Sabino e carimbou o travessão.

Primeiro gol no Brasileiro

Arrascaeta foi o autor do primeiro gol da equipe de Domènec neste Brasileiro. Aos 27 minutos do primeiro tempo, ele aproveitou bola na área, após passe de Bruno Henrique, e abriu o placar.

O Coritiba ainda tentou implementar uma saída mais veloz para aproveitar os espaços deixados no fim do primeiro tempo, mas não obteve sucesso.

Volta "pegada"

O começo do segundo reservou um jogo "mascado", com muitas faltas para ambos os lados. O Coritiba buscava ser mais vertical nos avanços ao ataque, mas esbarrava nos erros de passe.

Expulsão e mudança

Atrás no placar, a situação do Coxa ficou pior a partir dos 11 minutos da etapa final, quando Renê Júnior foi expulso. Logo depois de o volante receber o cartão vermelho, o técnico Eduardo Barroca mudou o time, colocando os atacantes Sassá e Neilton.

Com um a mais, o Flamengo conseguiu impor o ritmo do jogo, enquanto o time da casa apostava no contra-ataque. Na pressão, quase aconteceu o segundo. Bruno Henrique recebeu na frente e tentou acionar Gabigol na área, mas foi travado.

Quase gol sem querer

Com o jogo aproximando-se da reta final, quase o empate. Depois de jogada pela esquerda, Léo Pereira tenta afastar, mas a bola pega em Sassá e vai no cantinho, mas pega no pé da trave.

O Coxa conseguiu crescer no jogo e conseguiu, mesmo que com um a menos, levar certo perigo à defesa rubro-negra, que indicou ainda precisar de alguns ajustes.

Gol do Fla anulado

Em um momento que a equipe da casa parecia "gostar mais do jogo", o atacante Pedro, que entrou na vaga de Bruno Henrique, chegou a balançar a rede, no que seria o segundo gol do Flamengo, mas a arbitragem apontou impedimento.

Não pode levantar a plaquinha

Substituído aos 33 minutos do segundo tempo, Gabigol, novamente, saiu de campo sem balançar a rede. Ele está há seis jogos sem marcar. Última vez que a plaquinha do "Hoje tem gol do Gabigol" pôde ser usada, foi contra o Barcelona de Guayaquil, do Equador, pela Libertadores, no dia 11 de março.

Wilson evita o segundo nos acréscimos

O Flamengo pressionou nos minutos finais e Pedro, à queima roupa, finalizou, mas Wilson defendeu.

FICHA TÉCNICA
CORITIBA 0 X 1 FLAMENGO


Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data/Hora: 15 de agosto de 2020, às 19h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Dalonso Ferreira (SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (SC) e Helton Nunes (SC)
VAR: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Cartões amarelos: Jonathan, Renê Júnior, Nathan Silva, Ruy (COR); Gérson, Bruno Henrique, Diego (FLA)
Cartões vermelhos: Renê Júnior (COR)
Gols: Arrascaeta, 27 minutos do primeiro tempo (FLA)

CORITIBA: Wilson; Jonathan, Rodolfo, Sabino e William Matheus; Nathan Silva (Ruy), Matheus Galdezani e Renê Júnior; Yan Sasse (Neilton), Robson (Sassá) e Igor Jesus (Matheus Bueno). Técnico: Eduardo Barroca

FLAMENGO: César; João Lucas, Rodrigo Caio, Léo Pereira e Filipe Luís; Willian Arão, Gerson, Éverton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique (Pedro) e Gabigol (Diego). Técnico: Domènec Torrent.