Topo

Liga dos Campeões 2019/2020

Neymar já estreava pelo Santos quando Leipzig discutia "tomada" da Red Bull

Neymar posa com troféu após ser eleito o melhor em campo na vitória do PSG sobre a Atalanta - Reprodução/Instagram @neymarjr
Neymar posa com troféu após ser eleito o melhor em campo na vitória do PSG sobre a Atalanta Imagem: Reprodução/Instagram @neymarjr

João Henrique Marques

Colaboração para o UOL, em Lisboa

15/08/2020 04h00

A carreira profissional de Neymar teve início em março de 2009, mês em que o então garoto de 17 anos atuou no segundo tempo da vitória do Santos por 2 a 1 sobre o Oeste, no Pacaembu, pelo Campeonato Paulista. Praticamente ao mesmo tempo, acontecia na cidade de Leipzig a discussão sobre a venda de um pequeno clube local para a empresa austríaca Red Bull. A meteórica ascensão do time alemão, semifinalista da Liga dos Campeões, fica ainda mais chocante quando comparada à trajetória do camisa 10 do Paris Saint-Germain no futebol. O duelo entre os clubes é inédito, assim como será a classificação de um deles à final da competição.

Neymar estreou como profissional dois meses antes da fundação do Leipzig. Desde que pisou no gramado pelo tipo principal do Santos, são 637 jogos em 11 anos. O time alemão fez 425 jogos, 212 a menos do que o astro brasileiro.

Quando David Lucca, filho de Neymar, nasceu em 2011, o Leipzig atuava na quarta divisão do futebol alemão. Este foi o ano em que o jogador sagrou-se campeão Paulista e da Libertadores com o Santos e ganhou o Prêmio Puskás de gol mais bonito da temporada pelo famoso lance na derrota por 5 a 4 para o Flamengo, na Vila Belmiro.

Em 2013, quando Neymar chegou ao Barcelona, o Leipzig estreava na terceira divisão da Alemanha após passar duas temporadas na quarta. Naquele ano, o clube alemão teve sucesso terminando em segundo lugar e conquistando o acesso. Enquanto isso, o brasileiro iniciou sua trajetória com a camisa da equipe catalã com o título da Supercopa da Espanha, mas viu o arquirrival Real Madrid comemorar as conquistas da Liga dos Campeões e Copa do Rei, em 2014. O Atlético de Madri venceu o Campeonato Espanhol daquela temporada.

Durante a temporada 2014/2015, a melhor da carreira de Neymar, o Leipzig conquistou o acesso à primeira divisão do Campeonato Alemão. Enquanto isso, ainda com a camisa do Barcelona, o brasileiro vencia o Campeonato Espanhol, a Copa do Rei e a Liga dos Campeões, terminando como artilheiro da competição continental com dez gols, ao lado de Messi e Cristiano Ronaldo.

Siga o UOL Esporte no

O Leipzig disputou a Liga dos Campeões pela primeira vez na temporada 2017/2018, coincidentemente a primeira edição que Neymar jogou com a camisa do PSG. O time alemão caiu ainda na fase de grupos, e o francês foi eliminado nas oitavas de final pelo Real Madrid.

No total, Neymar já fez 58 jogos de Liga dos Campeões, com 35 gols marcados. O Leipzig tem 16 jogos na história da competição, com 26 gols anotados.

Nesta temporada, o Leipzig terminou o Campeonato Alemão na terceira colocação — o Bayern de Munique foi campeão, e o Borussia Dortmund ficou com o segundo lugar. Na Copa da Alemanha, o time foi eliminado nas oitavas de final ao perder para o Eintracht Frankfurt por 3 a 1 em jogo único. Já o PSG vive a melhor temporada da história com a conquista dos quatro títulos possíveis: Campeonato Francês, Copa da França, Copa da Liga Francesa e Supercopa da França.