Topo

Libertadores e Sul-Americana passam a ter 40 jogadores inscritos por equipe

A cobiçada Taça Libertadores exposta em Lima, antes de Flamengo e River Plate jogarem a final da edição de 2019 - Manuel Velasquez/Getty Images
A cobiçada Taça Libertadores exposta em Lima, antes de Flamengo e River Plate jogarem a final da edição de 2019 Imagem: Manuel Velasquez/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

13/08/2020 13h23Atualizada em 13/08/2020 14h50

A Conmebol anunciou hoje que vai aumentar de 30 para 40 o número de jogadores inscritos na Libertadores e Copa Sul-Americana. A decisão foi tomada para tentar diminuir possíveis impactos causados pela pandemia do novo coronavírus.

"Considerando que o regulamento prevê que uma equipe possa apresentar-se para jogar com um mínimo de sete jogadores, o Conselho resolveu ampliar a lista de atletas para que os times mantenham os seus níveis de competitividade", comunicou a Conmebol em nota.

A instituição também informou que adotará novos protocolos sanitários durante as edições, em especial na testagem dos atletas e comissão técnica.

Copa América

A Conmebol informou que fez mudanças no calendário da Copa América, que será realizada na Argentina e na Colômbia em 2021. A organização ressaltou que as modificações não vão interferir nas datas de abertura e encerramento, marcadas para dos dias 11 de junho e 10 de julho do ano que vem, respectivamente.

"O Conselho aprovou mudanças no calendário original a fim de minimizar as viagens entre locais e adicionar dias de descanso para as equipes classificadas entre a fase de grupos e as quartas de final", explicou o comunicado.

"Da mesma forma, o Conselho decidiu autorizar, além das substituições por lesão, a mudança de até três jogadores da lista de cada país, uma vez concluída a fase de grupos. As substituições devem vir da lista provisória de 50 jogadores apresentada por cada equipe antes do torneio", continuou.

A Conmebol ainda não divulgou os detalhes dessa mudança no calendário, apenas informou que o jogo para definir o terceiro lugar será disputado no mesmo dia que a final da Copa América (10 de julho de 2021).