Topo

Conmebol admite que mandantes mudem local de seus jogos por pandemia

"O campeão da Libertadores 2020 será decidido dentro de campo", diz dirigente da Conmebol - Norberto DUARTE / AFP
'O campeão da Libertadores 2020 será decidido dentro de campo', diz dirigente da Conmebol Imagem: Norberto DUARTE / AFP

Colaboração para o UOL, em São Paulo

13/08/2020 20h25

Diretor de competições de clubes da Conmebol, Frederico Nantes admitiu a possibilidade de que no dia 15 de setembro, data marcada para o retorno da Copa Libertadores da América, alguns países não estejam prontas para receber jogos. Para esses casos, os mandantes poderão indicar outro local para as partidas, e o mesmo vale para a Copa Sul-Americana.

"A gente vem trabalhando com autoridades sanitárias desde o início da pandemia e temos segurança de voltar no dia 15 de setembro. Talvez não tenhamos todos os países ou cidades disponíveis para receber jogos. Nestes casos, a equipe da casa vai indicar um outro país ou cidade para receber o jogo", declarou o dirigente em entrevista ao Expediente Futebol, do Fox Sports, hoje.

Frederico Nantes descartou a possibilidade de reunir os times em um país para concluir a competição. O dirigente ressaltou que seria muito complexo organizar algo assim com 32 equipes.

"A Uefa já estava nas oitavas de final. Nós estamos na fase de grupos. Não tem como reunir tudo em um país só. É uma logística muito grande. Isso não está em discussão. A Conmebol vai manter o formato da primeira fase da competição e para isso estamos trabalhando com os protocolos sanitários, com aporte financeiro aos clubes para garantir que eles façam apenas voos privados. Então, estamos trabalhando com todas as medidas ao nosso alcance. Contamos com a colaboração dos clubes para o cumprimento do protocolo", complementou.

O dirigente disse que a principal competição de clubes do continente será decidida dentro de campo e afirmou que, se necessário, mudanças de calendário ainda podem acontecer.

"A gente não conhece a evolução do vírus. Estamos aprendendo. Não sabemos se pode ter um rebote ou se a curva vai crescer de novo. Se é para o bem do futebol, todas as decisões podem ser revistas. O campeão da Libertadores 2020 será decidido dentro de campo. Se tivermos que fazer ajustes no calendário, faremos o necessário para garantir isso", completou.