Topo

OPINIÃO

Blogueiros: Neymar virou favorito para o prêmio de melhor do mundo da Fifa?

Neymar comemora classificação do PSG às quartas de final da Liga dos Campeões - David Ramos/Getty Images
Neymar comemora classificação do PSG às quartas de final da Liga dos Campeões Imagem: David Ramos/Getty Images

Do UOL, em Santos (SP)

13/08/2020 11h33

Resumo da notícia

  • Atuação de ontem credencia Neymar a prêmio de melhor do mundo da Fifa?
  • Ou craque do PSG precisa pelo menos chegar à final para entrar na briga?
  • Andrei Kampff: "Vejo De Bruyne e Lewandowski ainda um pouquinho na frente"
  • Julio Gomes: "Se não saem os gols no fim, estaríamos respondendo a essa pergunta?"
  • "A atuação de ontem conta. Ele jogou pelos 11", analisa Milton Neves
  • Rafael Reis: "Prêmio deve ser determinado pelo resultado final da Champions"

Neymar foi o grande nome do PSG na vitória por 2 a 1 sobre a Atalanta que, de maneira dramática, colocou o time francês nas semifinais da Liga dos Campeões. O atacante brasileiro chamou a responsabilidade e comandou a virada do Paris Saint-Germain no segundo tempo.

No primeiro gol, Neymar deu assistência para Marquinhos empatar a partida. Na virada, deu um passe de cinema para Mbappé, livre, servir Choupo-Moting e decretar a classificação do time francês.

Mas será que a atuação do brasileiro é suficiente para colocá-lo como favorito para o prêmio de melhor do mundo da Fifa? Ou isso só deve acontecer se ele alcançar pelo menos a decisão da Liga dos Campeões? Veja o que os colunistas do UOL Esporte pensam:

A France Football anunciou recentemente que não premiará o melhor jogador do mundo com a tradicional Bola de Ouro neste ano devido aos impactos gerados pela pandemia do novo coronavírus no futebol. O prêmio da Fifa, porém, ainda segue em aberto.

ANDRÉ ROCHA

É possível fazer história com título e destaque individual na Champions.

Leia o blog do André Rocha.

ANDREI KAMPFF

Ainda não. Mas tá firme na briga. Vejo De Bruyne e Lewandowski ainda um pouquinho na frente. E tem sempre o Messi. Acho que essa reta final da Champions será decisiva.

Leia o blog Lei em Campo.

DANILO LAVIERI

Neymar precisa ir até a final no mínimo para sonhar com o prêmio e lembrar que ainda tem Messi como um concorrente sempre forte.

Leia o blog do Danilo Lavieri.

JUCA KFOURI

Além do título pesar, Neymar, não obstante ter jogado bem contra o Atalanta, teria de ter feito os dois gols que perdeu escandalosamente.

Leia o blog do Juca.

JULIO GOMES

Se não saem os gols no fim, estaríamos respondendo a essa pergunta? Neymar vinha fazendo um jogo tão incrível quanto os gols que ele perdeu no primeiro tempo. Imperdoáveis, nessa altura do campeonato e da carreira. O time passou e é claro que se vierem jogos mais completos ainda os gols perdidos serão esquecidos. Para ser melhor do mundo, precisa ganhar a Champions e decidir - não o Choupo-Moting decidir.

Leia o blog do Julio Gomes.

MARCEL RIZZO

Num 2020 normal, a Euro e a Liga dos Campeões definiriam o melhor do mundo. Sem Euro, essa Champions adaptada decidirá. A atuação de ontem coloca Neymar no páreo, mas o título é importante. Se Messi ganhar com o Barça, por exemplo, deve levar.

Leia o blog do Marcel Rizzo.

MAURO CEZAR

De Bruyne, por exemplo, é quem mais está jogando futebol no momento e fez vários jogos excelentes em liga bem mais difícil que a francesa, obviamente ele teria concorrência, até porque o belga ainda não jogou nesta fase da Champions.

Leia o blog do Mauro Cezar.

MENON

É preciso esperar ainda. O título pode decidir.

Leia o blog do Menon.

MILTON NEVES

A atuação de ontem conta. Ele jogou pelos 11. Mas, se cair na próxima fase, tudo vai por água abaixo. O problema de Neymar é que ele tem apenas a Champions para mostrar serviço, já que na França só joga contra time "morto-vivo".

Leia o blog do Milton Neves.

PERRONE

Ainda não o vejo como favorito. Precisa fazer mais para conquistar esse favoritismo.

Leia o blog do Perrone.

RAFAEL REIS

Claro que não. O prêmio de melhor do mundo deve ser determinado pelo resultado final da Champions, como tem sido na maioria dos anos. Neymar pode ser eleito se o PSG vencer a competição (mas também pode perder a eleição para Mbappé, o que não seria um absurdo). Caso o campeão seja o Bayern, Lewandowski fatalmente será o craque do planeta. De Bruyne pode faturar o prêmio se o City vencer a Europa pela primeira vez. E não nos esqueçamos de Messi, favoritaço em uma improvável conquista do Barcelona. Se tivermos uma zebra homérica e nenhum desses clubes ficarem com a taça, meu palpite é que teremos Lewa no topo do pódio.

Leia o blog do Rafael Reis.

RENATO MAURÍCIO PRADO

Duvido que o título de melhor do mundo não saia do campeão. Nem de longe acho que a atuação de hoje é o bastante. Se quiser ser o melhor, precisa ganhar mais dois jogos, como solista. E ser melhor que o Mbappé, na semifinal e na final.

Leia o blog do Renato Maurício Prado.