Topo

Liga dos Campeões 2019/2020

Bayern 'fez 7 a 0' na maior humilhação do Barça de Messi; veja como foi

Confronto de semifinal entre Barcelona e Bayern de Munique em 2015, ano de título do time catalão - ODD ANDERSEN/AFP
Confronto de semifinal entre Barcelona e Bayern de Munique em 2015, ano de título do time catalão Imagem: ODD ANDERSEN/AFP

Do UOL, em São Paulo

13/08/2020 04h00

Donos de três títulos da Liga dos Campeões nesta década, Barcelona e Bayern de Munique voltarão a ficar frente a frente em uma fase decisiva da competição. O duelo de amanhã (14), às 16h, em Lisboa, vale vaga na semifinal e terá jogo único.

O primeiro encontro entre catalães e bávaros pela principal competição de clubes da Europa aconteceu há 22 anos, na fase de grupos, na edição 1998/99. Nos anos seguintes, o duelo ficou mais frequente, além de mais importante e repleto de gols.

Em três confrontos, sempre houve goleada para um dos lados. Curiosamente, o vencedor do confronto sempre acaba se sagrando campeão do torneio. A escrita ocorreu em 2008/09 e 2014/15, com o Barcelona, e 2012/13 com o Bayern de Munique.


O time espanhol e a equipe alemã abriram a disputa em fases mais agudas da competição europeia justamente nas quartas de final, em 2008/09. Naquela ocasião, o Barcelona de Guardiola aplicou 4 a 0 nos alemães no Camp Nou e segurou o empate por 1 a 1 na partida de volta para ir às semifinais. Em seguida, derrotou Chelsea e Manchester United para erguer a taça.

O troco dos alemães veio quatro anos depois, na semifinal da edição 2012/13. E em grande estilo, com direito a um 7 a 0 no placar agregado: 4 a 0, em Munique, e 3 a 0 em pleno Camp Nou. Naquela ocasião, o time de Tito Vilanova não pôde contar com Messi no jogo da volta, pois o argentino se recuperava de uma lesão na coxa. Na decisão, o Bayern de Jupp Heynckes derrotou o rival Borussia Dortmund.


Dois anos depois, o Barcelona conseguiu esquecer o fracasso. Também na semi, o time catalão treinado por Luis Enrique abriu a disputa com uma vitória por 3 a 0 em casa sobre o Bayern de Guardiola. Na volta, foi derrotado por 3 a 2, mas garantiu presença na decisão contra a Juventus. O título veio após um triunfo por 3 a 1.

Se o Barcelona leva a melhor nos duelos de mata-mata, com dois triunfos contra um, o Bayern soma cinco vitórias, enquanto o Barcelona tem duas, com um empate. Na fase de grupos da edição 1998/99, os alemães venceram duas vezes e obtiveram a classificação às oitavas ao lado do Manchester United.

Os catalães foram eliminados sem ao menos ir à disputa de mata-mata. Na final, Manchester e Bayern se reencontraram, com vitória inglesa de virada no Camp Nou.