Topo

Renato Gaúcho não muda estratégia, e Grêmio até antecipa uso de reservas

Renato Gaúcho durante treinamento do Grêmio antes de jogo contra o Ypiranga-RS, pelo Gauchão - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Renato Gaúcho durante treinamento do Grêmio antes de jogo contra o Ypiranga-RS, pelo Gauchão Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

12/08/2020 04h00

Renato Gaúcho foi pivô de polêmica no ano passado, pela estratégia de preservar jogadores do Grêmio em partidas do Campeonato Brasileiro, enquanto o Flamengo repetia o time considerado ideal. Em 2020, a estratégia do treinador vai ser igual. Mais: foi até antecipada. Hoje (12), às 21h30, contra o Ceará, a escalação já estará repleta de suplentes para a partida no Castelão. Somente três titulares viajaram para o jogo: Bruno Cortez, Alisson e Pepê.

Victor Ferraz e Matheus Henrique são os únicos nomes do time considerado ideal que acabaram vetados pelos médicos. O lateral se recupera de lesão muscular, e o volante sentiu problema durante o Gre-Nal 426, pela final do segundo turno do Gauchão.

"Começaram cedo com essa novela, hein? Começaram cedo, bem cedo? Vai depender do momento em que a equipe estiver. É impossível disputar duas competições, tem mais a Copa do Brasil também, no mesmo nível sempre com a mesma equipe", disse Renato Gaúcho no domingo (9), depois do jogo com o Fluminense. "Vou adiantando já: vocês me conhecem".

Vanderlei, Geromel, Kannemann, Maicon, e Diego Souza ficaram fora da viagem por preservação. Eles atuaram na maioria dos jogos do Gauchão. Luciano estava na relação, mas foi cortado pelas tratativas em andamento com o São Paulo. E Jean Pyerre ficou em Porto Alegre pelo quadro clínico do pai, internado em UTI após diagnóstico de Covid-19.

Em 2019, o Flamengo repetiu o time titular em várias rodadas do Campeonato Brasileiro e com jogos da Copa Libertadores. Goleou o Grêmio na semifinal do torneio sul-americano e ficou com os dois títulos.

"O Flamengo pegou quatro ou cinco meses e jogou com a mesma equipe. Quase pagou por isso no fim do ano, mas tinha grande gordura. Gastaram R$ 200 milhões, né? Tinham grande plantel. Deu certo, mas poderia ter dado errado. Os outros clubes não têm o plantel e o dinheiro que o Flamengo tem. Quem muito quer, nada tem", analisou Renato Portaluppi.

FICHA TÉCNICA:

CEARÁ x GRÊMIO

Data e hora: 12/08/2020 (quarta-feira), às 21h30 (horário de Brasília)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Transmissão na TV: Globo (somente para o RS) e Premiere
Árbitro: Dewson Freitas da Silva (PA)
Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Helcio Araujo Neves (PA)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)

CEARÁ: Fernando Prass; Samuel Xavier, Luiz Otávio, Klaus e Bruno Pacheco; Fabinho e Charles; Fernando Sobral, Vina (Rafael Sóbis) e Leandro Carvalho (Jacaré); Cléber. Técnico: Guto Ferreira

GRÊMIO: Paulo Victor; Orejuela, David Braz, Rodrigues e Cortez; Lucas Silva, Darlan, Alisson, Thaciano (Thiago Neves) e Pepê; Isaque (Fabrício). Técnico: Renato Gaúcho