Topo

PSG criou 'bolha de luxo' em corrida contra os rivais por taça da Champions

João Henrique Marques

Colaboração para o UOL em Lisboa (Portugal)

12/08/2020 04h00

Seguindo normas da Uefa para proteger jogadores da pandemia do coronavírus e somando investimentos para isolar o elenco, o Paris Saint-Germain criou uma 'bolha' em Portugal durante a disputa da fase final da Liga dos Campeões. O clube foi o único entre os oito finalistas que fechou todo um hotel até a final do torneio, em 23 de agosto.

Com foco no isolamento, a Uefa separou cada clube em um hotel na região de Lisboa, garantindo a hospedagem em até três andares ou um bloco do estabelecimento. A reserva do espaço inteiro do PSG foi feita à parte. O hotel destinado ao clube francês fica na região do Parque das Nações, na capital portuguesa, e tem preço médio de 200 euros pela diária de um quarto. O clube conta com aproximadamente 80 pessoas entre jogadores, comissão técnica, estafe e diretoria.

No PSG, a conquista do título inédito da Liga dos Campeões tem valor ainda maior nesta temporada porque 2020 marca o aniversário de 50 anos de fundação do clube. Na estrutura montada, a diretoria da equipe francesa fechou os dois blocos do hotel e ainda cuidou de incrementar salas de ginásticas com novos aparelhos.

O grande investimento do PSG para a preparação do elenco também foi notado como uma concentração criada em um resort no Algarve, litoral sul de Portugal. O elenco ficou hospedado em um campo de treinamento por três dias antes de seguir a Lisboa. Todos os outros clubes participantes seguiram em seus países até, ao menos, as antevésperas dos duelos de quartas de final.

Hotel do PSG - UOL - UOL
Hotel reservado ao elenco do PSG fica localizado na região do Parque das Nações, em Lisboa
Imagem: UOL

Nos bastidores, o elenco do PSG tem relatado euforia com a estrutura organizada pelo clube em Portugal. Mesmo estando longe de familiares, os relatos são de "clima de Copa do Mundo".

"O grupo está com a maior motivação possível. Nós estamos com jogos importantes pela frente e diante das melhores condições possíveis. Claro que gostaria de trazer minha família, mas entendo a dificuldade do cenário. Dentro do que é possível fazer atualmente, temos todos os ingredientes para fazer um ótimo jogo contra a Atalanta", disse o zagueiro brasileiro Marquinhos em entrevista via videoconferência, sem a presença de jornalistas na sala de coletivas do estádio da Luz, local da partida de hoje (12) contra os italianos.

PSG - Divulgação - Divulgação
Mbappé na chegada do elenco do PSG a hotel em Lisboa
Imagem: Divulgação

A Uefa teve grande preocupação com o PSG por conta da presença dos ídolos Neymar e Mbappé. O receio de eles causaram aglomerações em Lisboa fez, por exemplo, a entidade viabilizar o isolado e protegido CT do Sporting para treinamentos. A Atalanta, adversária do PSG, treina no Campo Pina Manique, estádio de um clube amador local e com fácil acesso de torcedores.

Dentre os clubes participantes, outro que se preocupou em isolar os jogadores foi o Barcelona. O clube espanhol, no entanto, fechou um estabelecimento em Cascais, praia vizinha a Lisboa, até sábado (15), um dia após a disputa das quartas de final contra o Bayern de Munique. Caso avance de fase, nos demais dias o hotel contará com áreas abertas para hóspedes. Todos os outros seis clubes que participam da Liga dos Campeões não estão em hotéis fechados.

No quesito testes, o PSG realizou exames com todos os integrantes à véspera da viagem e segue com novas baterias a cada dois dias. Esse é um dos protocolos de obrigação da Uefa aos clubes para a disputa da Liga dos Campeões. Os times precisam enviar para a entidade todos os resultados. Por conta disso, o Atlético de Madri teve que cortar o argentino Ángel Correa e o croata Sime Vrsaljko, os dois jogadores que testaram positivo para Covid-19.

Em Lisboa, os jogos da Liga dos Campeões serão disputados com portões fechados. A preocupação da Uefa com o isolamento faz cada clube ter apenas 55 entradas disponíveis, estando na conta os 23 jogadores. As entradas de jornalistas têm limite baixo, assim como a de patrocinadores.

As quartas de final da principal competição de clubes da Europa tem início hoje (12), às 16h (de Brasília), com o duelo entre PSG x Atalanta. Amanhã, o Atlético de Madri encara o Leipizig. Sexta, o confronto será entre Barcelona x Bayer de Munique. No sábado, o Manchester City enfrenta o Lyon. A fase semifinal está marcada para os dias 18 e 19. E a final para o dia 23.