Topo

Cinco motivos que explicam por que 120º aniversário da Ponte é histórico

Rodrigo Capote/UOL
Imagem: Rodrigo Capote/UOL

Do UOL, em Santos (SP)

11/08/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Ponte Preta completa 120 anos de história neste dia 11 de agosto de 1900
  • Clube coleciona motivos ao longo de sua trajetória para comemorar a data
  • Reportagem do UOL Esporte preparou uma lista com cinco deles...

120 anos de história, ininterruptos. A marca alcançada hoje pela Ponte Preta é única no Brasil. Fundado em 11 de agosto de 1900, o clube campineiro constrói desde então uma trajetória para lá de especial no futebol nacional, recentemente incrementada com mais uma vitória marcante no Campeonato Paulista — eliminando o Santos, nas quartas de final, em plena Vila Belmiro.

Para comemorar o aniversário da Macaca, o UOL Esporte preparou uma lista com cinco motivos que explicam por que o seu 120º aniversário é histórico e precisa ser tão festejado! Confira:

A pedra no sapato dos grandes

Jogadores da Ponte Preta comemoram classificação à semifinal do Paulista, eliminando o Santos - Divulgação/AAPP - Divulgação/AAPP
Imagem: Divulgação/AAPP

Não é raro ver a Ponte Preta chegando nas fases de mata-mata do Campeonato Paulista e, inclusive, eliminando os grandes. Foi assim neste ano, quando deixou o Santos para trás com uma vitória de virada. Em 2017, a Macaca já havia eliminado o Peixe (quartas) e Palmeiras (semi), com direito a uma vitória épica por 3 a 0 sobre o Alviverde, no Moisés Lucarelli. Ainda nesta década, a Ponte bateu o Corinthians nas quartas de final de 2012.

Sempre por cima, no Brasil ou em São Paulo

Jogadores da Ponte Preta comemoram gol de William Pottker diante do Santos pelas quartas de final do Campeonato Paulista 2017 - @aapp_oficial/Twitter - @aapp_oficial/Twitter
Imagem: @aapp_oficial/Twitter

Contrariando o retrospecto recente de grandes clubes do Brasil, a Ponte Preta figura entre a primeira e a segunda divisão do futebol nacional desde 1991, com 14 participações na Série A desde então. São 30 anos sem saber o que é Série C. Já em São Paulo, a Macaca está na elite desde 2000 - foi vice em 2008 e 2017 - e nunca caiu para a A-3 em toda sua história.

Recentemente, ainda entrou para a história com a decisão da Copa Sul-Americana de 2013. Depois de uma campanha surpreendente com direito a eliminações em cima de Vélez Sarsfield (quartas) e São Paulo (semifinal), a Macaca ficou com o vice diante do Lanús, enchendo a torcida alvinegra de orgulho mesmo com a derrota.

1º clube do país em funcionamento ininterrupto

A Ponte Preta é o primeiro time de futebol fundado no Brasil em atividade ininterrupta. O mais antigo do país ainda em atividade é o Rio Grande-RS, fundado 23 dias antes, 19 de julho de 1900.

"O ano era 1900. Na cidade de Campinas, um grupo de alunos do Colégio Culto à Ciência passava suas tardes jogando bola em campos improvisados de um bairro de nome curioso: Ponte Preta. Na época, a ferrovia municipal havia construído uma ponte de madeira naquela região e a obra, para que pudesse ser melhor conservada, foi tratada com piche. Em 11 de agosto, aqueles jovens apaixonados por futebol se reuniram para fundar o que se tornaria a primeira equipe de futebol do Brasil em funcionamento ininterrupto, dona da maior torcida do interior do país", conta a Ponte Preta em seu site.

Primeira democracia racial do futebol brasileiro

A Associação Atlética Ponte Preta também se orgulha de ser a primeira democracia racial no futebol brasileiro. A equipe foi pioneira em ter cidadãos afrodescendentes em seus quadros, sem nenhum tipo de preconceito, desde a fundação do time. O clube, inclusive, já requisitou junto à Fifa o reconhecimento internacional por ter sido o primeiro time de futebol do mundo a aplicar o conceito de democracia racial.

Entre os fundadores da Ponte existiam negros e mulatos, como Benedito Aranha, por exemplo, que fez parte da primeira diretoria alvinegra. Já Miguel "Migué" do Carmo tornou-se jogador titular do primeiro elenco ponte-pretano, ainda no ano da fundação.

"Em uma época em que o conceito de racismo mal era conhecido, os rivais falavam que a torcida era formada por 'macacos', que o time era uma 'macacada'. Em vez de brigar, a torcida transformou hostilidade em bom humor e assumiu o apelido: a Ponte tem orgulho desde sempre de ser a Macaca, todos os seus torcedores amam a Macaquinha e fazem questão de ser os macacos do alambrado", diz a Ponte Preta em nota oficial em seu site.

Jogadores em Copas do Mundo

Polozzi, ex-zagueiro da Ponte Preta - Reprodução - Reprodução
Polozzi foi convocado para a Copa de 1978
Imagem: Reprodução

A Ponte Preta segue como clube do interior paulista que mais cedeu jogadores para a seleção brasileira em Copas do Mundo. Foram cinco convocações para os Mundiais da Argentina e da Espanha: Carlos, goleiro, em 1978 e 1982, Oscar, zagueiro, em 1978 e 1982, Polozzi, zagueiro, em 1978, e Juninho Fonseca, zagueiro, em 1982.

Vale ressaltar que, em 1978, a Ponte teve três convocados, sendo assim o clube brasileiro recordista naquela Copa, ao lado do Vasco.