Topo

Weverton diz que final contra Corinthians valorizou título: 'Peso maior'

Weverton brilhou nos pênaltis e foi um dos heróis palmeirenses na decisão - Marcello Zambrana/AGIF
Weverton brilhou nos pênaltis e foi um dos heróis palmeirenses na decisão Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/08/2020 10h51

Decisivo na conquista do Campeonato Paulista pelo Palmeiras, Weverton acredita que a final contra do Corinthians deu um "peso maior" ao título Alviverde. Em entrevista, ontem, à TV Gazeta, o goleiro destacou a chance de encarar o rival em uma decisão, assim como seu preparo para a disputa de pênaltis.

Weverton pegou duas penalidades na decisão do Estadual, cobrados por Michel Macedo e Cantillo. O goleiro ainda chegou perto de definir o título alviverde no tempo regulamentar. Apesar de acertar o canto, ele não evitar o gol do atacante Jô, no pênalti cobrado no último minuto do segundo tempo.

"Foi muito legal ter sido o Corinthians, porque valorizou mais o nosso campeonato. Deu um peso maior. Com todo respeito aos outros adversários, mas, talvez, se fosse outro adversário, a importância não seria como foi", opinou Weverton.

Em relação à penalidade marcada na reta final da decisão - de Gustavo Gómez em Jô - o arqueiro palmeirense admitiu que o Corinthians foi fortalecido para a disputa de pênaltis.

"Naquele momento, se tinha alguém que se favorecia era o Corinthians, por ter feito o gol aos 50 minutos. A gente estava a uma bola de acabar o jogo e aconteceu aquilo", disse o goleiro, que também falou sobre sua preparação:

"Eu estava muito confiante, porque tinha me preparado muito bem para esses dois jogos, principalmente levando em consideração os pênaltis. Tinha estudado muito, visto muitos pênaltis. Tinha estudado muito o Jô. Foi por detalhe que não consegui defender o primeiro pênalti dele. Um canto que ele gosta de bater".

Após a conquista do título, porém, Weverton teve outro desafio: conseguir dormir. Sem sono, o goleiro passou a madrugada assistindo reprises de jogos de futebol.

"Sem sono total. A última vez que eu olhei no relógio era 5h30, e eu estava acordado vendo os todos os 'tapes' dos jogos da rodada e fazendo uma botinha de recuperação que sempre faço pós-jogo. Sono não vinha, a adrenalina estava muito alta ainda, mas faz parte", contou.

Luxemburgo ultrapassado?

Técnico com maior número de títulos paulistas, Vanderlei Luxemburgo, para Weverton, está entre os "maiores treinadores brasileiros da história". Fã do treinador, o goleiro disse que, por sua história, Luxa não precisa provar nada a ninguém.

"Eu sou suspeito para falar dele, porque é um cara que eu gosto muito. Eu gosto não só do treinador, mas da pessoa. É um treinador muito vencedor na sua carreira, e eu acho que não tinha que provar mais nada para ninguém, por tudo que conquistou. Ele é um cara que sempre se preocupou com isso também: mostrar que é capaz, mostrar que é bom, e ele vem fazendo isso", comentou Weverton.

"Pelas conquistas, ele deveria ser considerado, sem dúvida nenhuma, um dos maiores treinadores brasileiros da história. Mas, como a gente vive no Brasil, onde a gente tem que estar sempre provando e mostrando que é capaz... E, mais uma vez, ele está mostrando com títulos, com um grande trabalho. Tenho certeza que ele vai nos ajudar muito na nossa caminhada", completou.

Preleção

Já sobre a preleção feita ao lado de Felipe Melo no segundo jogo da final, Weverton voltou a falar sobre a importância de encarar, e vencer, o Corinthians.

"Foi um momento muito especial, porque a gente acaba assumindo um pouco da liderança dentro do vestiário, de trazer sempre uma palavra para motivar os companheiros, e a gente sabia que era uma oportunidade única para a gente. Ganhar em cima do rival, não é todo dia que a gente ganha. É difícil chegar numa decisão de campeonato, quando você chega numa decisão diante do maior rival, são oportunidades que não podem escapar. Era uma chance de marcar o nosso nome na história, e foi assim", disse.