Topo

São Paulo

São Paulo cobra profissionalismo de clubes após jogo com o Goiás ser adiado

Jogadores do São Paulo aguardam Goiás em campo após casos de covid no time goiano; jogo foi adiado - Heber Gomes/AGIF
Jogadores do São Paulo aguardam Goiás em campo após casos de covid no time goiano; jogo foi adiado Imagem: Heber Gomes/AGIF

Do UOL, em São Paulo

10/08/2020 08h28Atualizada em 10/08/2020 09h55

O São Paulo cobrou profissionalismo de outras instituições após o adiamento da partida contra o Goiás pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro, ontem. O esmeraldino teve dez atletas com teste positivo para o novo coronavírus horas antes do jogo.

"O desfecho de voltar para casa sem poder disputar a partida nos faz relembrar a importância de que o mesmo profissionalismo praticado pelo São Paulo se reflita em outras instituições", escreveu o time em nota.

É preciso ter responsabilidade diante de uma doença que já fez mais de 100 mil vítimas no Brasil. A exposição a que foram submetidos representa prejuízo aos atletas, comissão técnica e funcionários do São Paulo, com a lembrança de que, da nossa parte, foram seguidas as precauções em respeito à gravidade da pandemia
São Paulo Futebol Clube

A partida Goiás x São Paulo, que estava marcada para ontem, às 16h, pela rodada de abertura do Brasileirão acabou suspensa por decisão da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

O próprio clube do Centro-Oeste já havia pedido a remarcação do jogo por causa dos dez testes positivos para o novo coronavírus no elenco profissional. Dos dez em questão, oito são titulares do time.

De acordo com o Goiás, os jogadores concentrados para o jogo fizeram testes na última sexta-feira (7), mas os resultados foram divulgados pela CBF ao Goiás somente no dia do jogo, às 8h30. Ainda segundo o clube, o atraso se deveu ao fato de que a CBF invalidou testes feitos na quinta-feira (6) alegando que o laboratório escolhido pela entidade em Goiânia para fazer a coleta falhou no acondicionamento das amostras.

Por isso, os testes foram refeitos e somente no dia da partida tiveram os resultados divulgados, quando os atletas já estavam concentrados para o jogo, todos juntos.

Na nota, o São Paulo lembrou que, mesmo com os resultados negativos em seus atletas, cumpriu as medidas de isolamento recomendadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde):

O adiamento do jogo em Goiás, fruto de exames que atestaram o contágio por boa parte do elenco adversário, foi e será respeitado pelo São Paulo. O clube recorda, porém, que está fazendo sua parte, e o departamento de futebol tomou todos os devidos cuidados na semana que precedeu a partida, os atletas mantiveram a conscientização e as medidas de isolamento necessárias, e os testes protocolares e internos foram devidamente realizados. A delegação viajou em voo fretado, evitando exposição e seguindo as mais restritas recomendações tanto durante a viagem quanto na hospedagem em Goiânia.

São Paulo