Topo

Athletico

Líder na largada do Brasileirão, Athletico confirma boa fase após retomada

Do UOL, em São Paulo

10/08/2020 04h00

O Athletico-PR terminou esta primeira rodada com a liderança do Campeonato Brasileiro. É a primeira vez desde a estreia no Brasileirão de 2018 que o time da Arena da Baixada ocupa o topo da tabela. Na ocasião, o clube chegou ao fim das 38 rodadas com a sétima colocação.

Os planos do Furacão para esse Campeonato Brasileiro é justamente esse, de repetir, ou até mesmo melhorar, o bom desempenho alcançado nos últimos dois anos - em 2019, o time terminou o torneio em quinto. Para essa missão, o Athletico apostou em Dorival Júnior, que passou o ano passado se recuperando de um câncer.

Esta é a primeira vez que o veterano treinador tem a oportunidade de começar um trabalho do zero desde sua primeira passagem pelo Santos, em 2010, quando ganhou um Campeonato Paulista e uma Copa do Brasil.

Até o momento, seu trabalho no Furacão pode ser considerado como satisfatório. Dorival já contava com três vitórias em seis jogos antes da interrupção por conta da pandemia do novo coronavírus. Após a retomada do futebol, já são cinco vitórias, dois empates e nenhuma derrota, além do título paranaense, conquistado semana passada.

Seu principal desafio neste Brasileirão será o encaixe do time com o campeonato em andamento. Prova disso foi a necessidade de iniciar o campeonato com reservas, para dar um descanso a alguns titulares após a final do Paranaense. Com a ajuda do principal destaque do time, Nikão, o time misto conseguiu bater o Fortaleza por 2 a 0 no Castelão.

"Foram sete jogadores que não atuaram na quarta-feira, mas a equipe manteve o mesmo padrão, com posse de bola e os mesmos conceitos da equipe principal. Espero que mantenhamos a postura e melhoremos a cada momento", observou Dorival após a vitória de sábado (8).

Os "conceitos" a quais Dorival se refere são a agressividade e mobilidade em campo. O time terminou o jogo contra o Fortaleza com vantagem na posse de bola (57% x 43%), na quantidade de passes certos (471 x 343) e também nas finalizações (13 x 10). Desde a retomada, o Athletico já marcou 15 gols em sete partidas, pouco mais de dois gols por jogo, em média.

O próximo desafio do Athletico-PR neste Brasileirão está previsto para a quarta-feira (12) contra o Goiás, que ontem (9) teve seu jogo contra o São Paulo adiado por conta da confirmação de dez jogadores com resultado positivo nos exames para o novo coronavírus.

Athletico