Topo

Após pedir 'decisão em campo', Edu Dracena aprova arbitragem no dérbi

Edu Dracena aprova arbitragem em finais do Paulista - JALES VALQUER/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
Edu Dracena aprova arbitragem em finais do Paulista Imagem: JALES VALQUER/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/08/2020 14h36

Assessor técnico do Palmeiras, Edu Dracena parabenizou os árbitros Raphael Claus e Luiz Flávio de Oliveira pelas atuações nas finais do Campeonato Paulista. Após cobrar que o campeão estadual fosse decidido "dentro de campo", o ex-zagueiro aprovou a arbitragem nos dois jogos.

Antes das finais, Edu Dracena usou a polêmica final de 2018 para cobrar o "melhor árbitro" em ambos os dérbis. Na ocasião, após perder o título em casa, o Palmeiras foi à Justiça pedir a impugnação da final do Paulistão, mas acabou derrotado. O clube alegou interferência externa no segundo jogo da decisão.

"Não me arrependo. Em nenhum momento eu menosprezei ou acusei a instituição Corinthians. Eu só pedi para que fosse decidido dentro de campo e não tivesse polêmica. Não teve polêmica em nenhum dos dois jogos. É lógico que poderia discutir a expulsão ou não, mas isso aí faz parte e é do jogo. Quero parabenizar o Raphael Claus e o Luiz Flávio pela arbitragem nas duas finais. É isso que a gente quer: jogo jogado dentro de campo", afirmou o dirigente.

Em relação ao título deste ano, Edu destacou a "tranquilidade" para a sequência da temporada, mas destacou que o Alviverde precisa de ajustes.

"Temos que mudar algumas coisas, melhorar para o Campeonato Brasileiro, Libertadores e Copa do Brasil, mas, com o título, você trabalha com mais tranquilidade. Não conquistando, imagina a pressão", completou.

Categorias de Base

Para Edu Dracena, o Palmeiras deve cuidar com "carinho" de suas categorias de base. Para o dirigente, o Alviverde tem uma "safra de ouro" nas mãos.

No clássico do último sábado, Patrick de Paula, de 20 anos, foi o responsável por cobrar o último pênalti da decisão e garantir o título estadual ao Palmeiras. Ao lado de Gabriel Menino, o jovem foi titular nos últimos jogos do Alviverde.

"Acho que vai ser uma safra de ouro, a gente vai ter que saber lidar com esse tipo de "problema". São garotos talentosos, que vão dar retorno tanto técnico como financeiro para o clube. A gente vai ter que ter um carinho e atenção muito grandes com eles", analisou o dirigente.

Campeonato Brasileiro

Após ver o Goiás X São Paulo ser adiado, o Palmeiras não descarta realizar teste de covid-19 em outros hospitais. Afirmando que o Alviverde seguirá testando a cada dois dias, Edu Dracena vê o problema do último domingo como um "alerta" para os clubes.

"A postura é manter o que a gente vinha fazendo desde o retorno. A gente será testado duas vezes por semana. Por mais que a CBF tenha o seu hospital, o Palmeiras estará fazendo outros testes em outros lugares, para que a gente não possa ter esse tipo de problema e, principalmente, num campeonato tão difícil com o Brasileiro, perder atletas para determinados jogos. Foi um alerta, algo que aconteceu no início para que não venha acontecer no final e atrapalhar os clubes", falou.