Topo

Grêmio de Renato buscou reforços inspirado no Flu vice da América em 2008

Jeferson Guareze/AGIF
Imagem: Jeferson Guareze/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

09/08/2020 04h00

O Grêmio multicampeão de Renato Gaúcho é construído com muitas coisas. Um dos ingredientes vem do Fluminense, adversário de hoje na estreia do Campeonato Brasileiro. O treinador buscou jogadores do elenco vice-campeão da Copa Libertadores de 2008 para reforçar o plantel que comanda em Porto Alegre.

Grêmio e Fluminense se enfrentam na Arena do Grêmio, às 19h (horário de Brasília).

A relação de confiança com os jogadores sempre pesou, por ser a base do método de trabalho de Renato. Mas também influenciou o fato de aquele Fluminense ser o primeiro trabalho consagrador do então jovem treinador.

Mais que fatos, nomes: Cícero, Marinho e recentemente Thiago Neves. Todos estavam nas Laranjeiras naquele ano em que o título da América ficou perto. E o trio foi indicado por Renato Portaluppi aos dirigentes gremistas.

Marinho, é verdade, não fez parte do elenco que jogou a Copa Libertadores. Estava aparecendo depois de concluir formação em Xerém, mas treinava sob olhar de Renato. O técnico defendeu o investimento no atual jogador do Santos citando, também, aqueles dias.

"Todo trabalho é um grande aprendizado. Não se aprende só quando ganha, quando é campeão. Você aprende com derrotas também. Conquistar faz parte, pô", disse Renato ao UOL Esporte em entrevista exclusiva no ano passado.

Cícero foi o primeiro ex-Flu que Renato pediu e levou. Em 2017, o jogador conseguiu se liberar do São Paulo e foi decisivo. Marcou o gol da vitória no jogo de ida da final com o Lanús-ARG. Depois veio Marinho e então chegou Thiago Neves.

"Faz dois anos que tento trazer o Thiago Neves, ele sabe disso. Todo mundo sabe. O Cruzeiro que dificultou. O Thiago Neves fez três gols naquela final. O regulamento mudou, se tivesse ficado igual o Fluminense teria sido campeão", contou Renato Gaúcho na mesma entrevista.

A tentativa por Thiago Neves deu certo no início de 2020, após o meia-atacante rescindir com o Cruzeiro. Os dirigentes gremistas precisaram ser convencidos a investir no jogador, criticado publicamente e apontado como pivô do rebaixamento do clube mineiro.

A lista de jogadores do Fluminense de 2008 na Arena do Grêmio poderia ser maior. Dario Conca, outro personagem forte do time de Renato na década passada, foi indicado. A diretoria não topou e o argentino, à época no Flamengo, nunca desembarcou.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X FLUMINENSE

Data e hora: 09/08/2020 (domingo), às 19h (horário de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: SporTV e Premiere
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Auxiliares: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Bruno Raphael Pires (GO)

GRÊMIO: Vanderlei; Orejuela, Geromel, Kannemann e Cortez; Lucas Silva, Maicon, Alisson, Thiago Neves (Thaciano) e Pepê; Diego Souza
Técnico: Renato Gaúcho

FLUMINENSE: Muriel, Igor Julião, Nino, Luccas Claro e Egídio; Yuri, Dodi e Yago; Nenê, Marcos Paulo e Evanílson
Técnico: Odair Hellmann