Topo

Como T. Nunes segue firme no Corinthians mesmo longe de seu maior objetivo

Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo (SP)

09/08/2020 04h00

A perda do título paulista não interfere na sequência do trabalho do técnico Tiago Nunes. Segundo apurou o UOL Esporte, o treinador segue prestigiado no cargo de técnico do Corinthians. A diretoria do Timão, aliás, não gosta de ser questionada internamente sobre o futuro do profissional, atual campeão da Copa do Brasil com o Athletico Paranaense. Eles consideram um absurdo falar em demissão.

Após o término do jogo contra o Palmeiras ontem (8), no Allianz Parque, jogadores e demais profissionais estavam tristes no vestiário, mas confiantes na sequência do trabalho de Tiago Nunes. No entanto, apesar de prestigiado no cargo, Tiago segue longe de alcançar seu principal objetivo no time de Parque São Jorge: implementar o futebol ofensivo, envolvente, que o consagrou no Athletico-PR.

Antes da parada do futebol por conta do coronavírus, ele adotou o futebol ofensivo, mas sem resultados. No retorno, o time disputou seis jogos e está invicto no 'tempo normal', com quatro vitórias e dois empates. No entanto, o futebol apresentado foi mais defensivo e menos criativo do que o seu início no Alvinegro.

"Partindo do principio que é um ano de transformação de muitas mudanças na condução de futebol do clube, principalmente o que tange ao elenco, a característica do jogo. É natural essa oscilação, houve isso no início da temporada, tivemos dificuldades de resultados. Até jogos muito bons, mas problemas com resultados", disse Tiago Nunes.

Tiago Nunes é considerado um treinador de grande potencial entre dirigentes, comissão técnica e elenco. A seriedade do técnico também é bastante elogiada no clube paulista. Há quem diga nos bastidores que ele demonstra mais conhecimento do que Tite e Mano Menezes, quando os gaúchos iniciaram no clube paulista.

A diretoria corintiana pretende encerrar o seu mandato com Tiago Nunes no cargo. E, caso a situação seja reeleita, a ideia é manter o técnico. A cúpula alvinegra concorda com o discurso de Tiago de que precisa mais de 40 jogos para conseguir êxito na mudança de "cultura de futebol", como gosta de definir o treinador ao explicar o fim do sistema de jogo defensivo, implementando por Tite, Mano Menezes e Fábio Carille nos últimos anos.

Tiago Nunes agradou mais ainda durante a parada por conta da pandemia do coronavírus por ouvir bastante a cúpula corintiana, tanto diretoria, como profissionais da comissão técnica. Na visão deles, o período foi importante para Tiago entender a grandeza do Corinthians, o entorno, e não somente o trabalho de campo.

"Tivemos o problema com a pandemia, que continua tendo, uma parada forçada de pouco mais de três meses que nos ajudou a refletir, a reorganizar os conceitos para a nossa equipe", disse Tiago.

Tiago Nunes estreia com o Corinthians no Brasileirão 2020 na próxima quarta-feira, diante do Atlético-MG, em Belo Horizonte.