Topo

Barça x Bayern resgata tombo famoso de Boateng e costuma "embalar" campeão

Jerome Boateng fica no chão após drible de Messi em jogo histórico na Champions League de 2015 - Vladimir Rys Photography/Getty Images
Jerome Boateng fica no chão após drible de Messi em jogo histórico na Champions League de 2015 Imagem: Vladimir Rys Photography/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

08/08/2020 20h45

Barcelona e Bayern venceram os dois duelos restantes das oitavas de final da Liga dos Campeões no sábado e se enfrentarão pela próxima fase da competição, já na sexta-feira (14), às 16h (de Brasília), em Lisboa. O histórico do duelo não poderia ser mais positivo: nas últimas três vezes em que se encontraram, um deles se sagrou campeão europeu na mesma temporada.

O primeiro desses confrontos eliminatórios aconteceu em 2009, durante a consagrada temporada de estreia de Guardiola como técnico do Barcelona. Naquela ocasião, a fatura foi praticamente definida já na partida de ida, no Camp Nou, quando o Barça impôs um 4 a 0 ainda nos 45 minutos iniciais. Com um empate em 1 a 1 na volta, os catalães carimbaram o passe à semi contra o Chelsea e posteriormente conquistaram seu terceiro título continental diante do Manchester United, em Roma.

Quatro anos mais tarde, desta vez já na semifinal e sem a presença de Guardiola, foi o Bayern quem levou a melhor com duas vitórias acachapantes, somando sete gols marcados, nenhum sofrido e obrigando uma das maiores equipes da história do futebol a se reformular para voltar ao topo. Já os bávaros, jogando talvez o futebol mais vistoso de sua história, venceram o título semanas depois diante do compatriota Borussia Dortmund.

Por fim, no mais recente duelo eliminatório entre as duas equipes, o trio MSN levou a melhor, com sobras, sobre o Bayern, que desta vez tinha Guardiola a seu lado. De quebra, Messi protagonizou um dos lances mais marcantes dos últimos anos na Liga dos Campeões: o gol em que "entortou" o zagueiro alemão Jerome Boateng. O time comandado por Luis Enrique venceria a Juventus na final por 3 a 1.

Marca quebrada após 28 anos

Além do retrospecto favorável, Barcelona e Bayern terão outra cifra a seu favor: serão os dois únicos remanescentes na Liga que já venceram o torneio. Vale ressaltar que, desde a temporada 1991-92, é a primeira vez em que seis equipes que jamais venceram o torneio chegam às quartas. Naquele ano, o Barcelona venceu seu primeiro título da Europa.