Topo

Liga dos Campeões 2019/2020

Champions de volta! Quem embalou e quem não se encontrou desde a parada

Troféu mais cobiçado da Europa volta a ser disputado a partir da tarde de hoje - Harold Cunningham/UEFA
Troféu mais cobiçado da Europa volta a ser disputado a partir da tarde de hoje Imagem: Harold Cunningham/UEFA

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

07/08/2020 04h00

A Liga dos Campeões volta hoje (7), às 16 horas (de Brasília), depois de quase cinco meses de hiato por causa da pandemia do coronavírus. O adiamento até fez bem a alguns times, mas muito mal a outros. Abaixo, o UOL Esporte lista quem conseguiu embalar e quem ainda tenta se encontrar desde a parada.

Real Madrid: campanha exemplar e Zidane 'com fome'

O adiamento da Champions League acabou sendo bom para o clube merengue. Em fevereiro, foram apenas duas vitórias em seis jogos, incluindo a derrota em casa para o Manchester City no jogo de ida das oitavas de final (2 a 1). Na época, o time venceu o Barcelona, mas logo em seguida deixou a liderança do Espanhol escapar. Vivia aos trancos, cheio de problemas, mas aí o futebol parou.

Na volta, o Real venceu dez jogos seguidos, foi campeão espanhol e só não manteve os 100% de aproveitamento porque empatou um jogo que já não valia nada. Chega renovado à Liga dos Campeões, com Vinícius Jr. em alta e Zidane inspirado atrás de seu quarto título europeu como treinador. "Estamos preparados", resumiu o treinador.

Bayern: Dominante, descansado e um camisa 9 imparável

Ser campeão alemão já não é novidade para o Bayern de Munique (são oito seguidos), mas a campanha desde o retorno do futebol é de um nível invejável: nove vitórias em nove jogos; 27 gols marcados e seis sofridos; e um Robert Lewandowski que vive a melhor fase da carreira.

Depois dos 3 a 0 que enfiou no Chelsea em Londres, ainda em fevereiro, o Bayern tem um pé e meio nas quartas de final. E o time ainda está descansado, sem jogos oficiais há um mês. Se confirmarem a classificação, os alemães seguem na busca por um título que não conquistam desde 2013 e avançam para pegar Barcelona ou Napoli.

Atalanta: Ataque de 99 gols, mas desfalcado

Ilicic, jogador da Atalanta - Emilio Andreoli/Getty Images - Emilio Andreoli/Getty Images
Imagem: Emilio Andreoli/Getty Images

Deu gosto de ver a classificação sobre o Valencia há cinco meses, época em que a Atalanta marcava seis gols em um jogo, sete em outro? Os números baixaram, a consistência também, mas o time de Gian Piero Gasperini só perdeu um dos 13 jogos que fez desde o retorno do futebol.

O grande problema da Atalanta pode estar no desfalque de Josip Ilicic, artilheiro da equipe na temporada e maior destaque da campanha de 99 gols no Italiano. Por motivos pessoais, o esloveno embarcou a seu país há cerca de um mês e desde então não voltou ao elenco. Deve ser desfalque contra o PSG, na quarta-feira (12), pelas quartas de final.

PSG: O que será de Neymar sem Mbappé?

O Paris Saint-Germain retoma à Liga dos Campeões em uma situação oposta a seus concorrentes: o Francês foi a única grande liga europeia cancelada por causa da pandemia. Restou a Neymar e cia. disputar amistosos nos últimos meses, nenhum no nível de Champions. Nos desafios de verdade que teve, nas finais da Copa da França e da Copa da Liga Francesa, ganhou dois títulos suados com 150 minutos sem gol após perder Mbappé por contusão.

O francês faz muita falta. Lesionado no tornozelo, é desfalque certo contra a Atalanta. Sem Mbappé nem Cavani, Neymar teve que fazer tudo contra Saint-Etienne e Lyon nas duas finais citadas, mas não deu tão certo: marcou um gol só, ainda quando o companheiro estava em campo na primeira decisão. É bem provável que o brasileiro tenha que fazer tudo, mais uma vez, contra a Atalanta na Liga dos Campeões.

Juventus: Campeã jogando mal e com Sarri pressionado

O resultado da Juve nos últimos dois meses foi ótimo, o problema tem sido mesmo o futebol ruim. Mesmo campeã italiana de novo e dona da maior soberania da Europa, a equipe tem Maurizio Sarri pressionado depois de oito tropeços em 14 rodadas. E Dybala ainda é dúvida para as oitavas de final.

A forma também preocupa: a Juventus perdeu a Copa da Itália e ainda tomou viradas de Milan, Udinese e Roma — fora um empate contra o Sassuolo após abrir 2 a 0. Tudo isso em um mês e meio. O próprio Sarri já se disse "perplexo" com os altos e baixos da equipe no período, um defeito a corrigir contra o Lyon, às 16h de hoje, partindo do 1 a 0 contra do jogo de ida.

RB Leipzig: O time que só funciona fora de casa

Antes da parada, o time acompanhava o Bayern de perto e ameaçava a liderança do Campeonato Alemão; depois, perdeu 11 pontos nas nove rodadas finais e deu adeus até ao vice-campeonato. Desde o retorno, venceu três jogos como visitante, mas nenhum em casa.

O Leipzig ainda vendeu seu melhor jogador, Timo Werner, que já treina com o Chelsea. No meio disso tudo, pega o Atlético de Madri na quinta-feira (13), já pelas quartas de final.

Os jogos confirmados no retorno da Champions:

Oitavas de final
Hoje (7) - Juventus x Lyon
Hoje (7) - Manchester City x Real Madrid
Amanhã (8) - Barcelona x Napoli
Amanhã (8) - Bayern de Munique x Chelsea

Quartas de final
Quarta-feira (12) - Atalanta x PSG
Quinta-feira (13) - RB Leipzig x Atlético de Madri
Sexta-feira (14) - Napoli/Barcelona x Chelsea/Bayern
Sábado (15) - Real Madrid/Man. City x Lyon/Juventus

Todos os jogos são às 16 horas (de Brasília).