Topo

Tite diz que observou jogos na TV sem narração e comentários

Observações da comissão técnica de Tite voltarão a ser presenciais no Campeonato Brasileiro - Chris Brunskill/Fantasista/Getty Images
Observações da comissão técnica de Tite voltarão a ser presenciais no Campeonato Brasileiro Imagem: Chris Brunskill/Fantasista/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

06/08/2020 14h28

O técnico Tite contou que ele e a comissão técnica da seleção brasileira criaram o hábito de, durante a pandemia do novo coronavírus, acompanhar as transmissões de jogos sem áudio.

Em vídeo publicado pela CBF TV, o treinador contou que, neste período em que não foram realizadas observações presenciais, a equipe de analistas continuou a monitorar os jogadores, mas evitou assistir aos jogos com áudio para que opiniões de comentaristas e narradores não interferissem em um exercício que criaram para melhorar a análise.

"Uma das formas que a gente desenvolveu virtualmente era assistir ao jogo e não ouvir comentários e narrações. E nós fazíamos uma análise projetando como se fossemos técnico da equipe e dando a orientação no intervalo, era uma forma criativa que nós tivemos", disse

"Se tu ouve um comentário, uma narrativa, emocionalmente você vai estar sendo interferido no jogo, a gente procurou dentro daquelas outras criatividades exercitar essa também", completou.

Com a abertura do Campeonato Brasileiro neste fim de semana, as observações presenciais serão retomadas pela comissão da seleção, mas com adaptações por causa da pandemia. De acordo com o coordenador do departamento, o ex-jogador Juninho Paulista, neste primeiro momento apenas um profissional será escalado por partida.

"A gente está se organizando para ver 'in loco'. Antes eram dois, sempre um discutindo com outro, agora vamos colocar um observador em cada jogo, até pela preocupação de ter menos pessoas no estádio possível", disse.

Trabalho na sede retorna de forma gradual

Tite ainda explicou que o trabalhos presencial da equipe da seleção brasileira também está sendo retomada gradualmente, com todos os cuidados possíveis por causa da pandemia do novo coronavírus.

"Pontos específicos, pautas específicas, análises individuais. Projeção de equipe, estudos do que foi feito de certo e de errado no modelo nosso. Projeção de atletas, reestruturar a equipe, tudo isso nós procuramos antecipar de alguma forma. Assim como procuramos estabelecer um modelo que a seleção brasileira usa. E vídeos representativos que podem ser colocados futuramente para o público para que possa comprovar", disse o treinador.

O próximo jogo da seleção brasileira será realizado no dia 9 de outubro, contra a Bolívia, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022.