Topo

Relembre gringos que foram demitidos no futebol brasileiro e onde estão

Jesualdo Ferreira, durante treino do Santos no CT Rei Pelé - Ivan Storti/Santos FC
Jesualdo Ferreira, durante treino do Santos no CT Rei Pelé Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Do UOL, em São Paulo (SP)

06/08/2020 04h00

Ontem (5), o Santos demitiu o técnico Jesualdo Ferreira depois de apenas 15 jogos no comando da equipe. No cargo, o português conseguiu seis vitórias, quatro empates e cinco derrotas. O fraco rendimento ficou evidente com a queda do Peixe nas quartas de final do Campeonato Paulista ao ser superado pela Ponte Preta por 3 a 1, na Vila Belmiro.

Jesualdo não é o primeiro treinador estrangeiro que não teve continuidade em seu trabalho e acabou sendo demitido do clube após a falta de resultados. O UOL Esporte listou alguns gringos que passaram pelo futebol brasileiro, nos últimos seis anos, e acabou sendo sacado.

Rafael Dudamel

Rafael Dudamel, novo treinador do Atlético-MG - Divulgação/Atlético-MG - Divulgação/Atlético-MG
Imagem: Divulgação/Atlético-MG

Em 4 de janeiro deste ano, Dudamel foi anunciado como o novo treinador do Atlético-MG para esta temporada. No entanto, após eliminações precoces na Copa Sul-Americana, contra o Unión de Santa Fe, e na Copa do Brasil, contra o Afogados-PE, foi demitido pouco mais de uma mês depois de assumir o cargo — 27 de fevereiro. Atualmente, ele está sem clube.

Ricardo Gareca

Gareca no Palmeiras - Ernesto Rodrigues/Folhapress - Ernesto Rodrigues/Folhapress
Imagem: Ernesto Rodrigues/Folhapress

O técnico argentino chegou ao Palmeiras em junho de 2014 e permaneceu no comando da equipe até setembro daquele ano. A diretoria alviverde buscou Gareca após bom trabalho pelo Vélez Sarsfield-ARG. Ele foi demitido após ter um aproveitamento de apenas 33% em 13 partidas. Gareca é o atual comandante da seleção peruana.

Paulo Bento

Paulo Bento no Crueiro - Washington Alves/Light Press/Cruzeiro - Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
Ex-técnico da seleção portuguesa, Paulo Bento dirigiu Cruzeiro por 17 jogos em 2016
Imagem: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

O técnico português chegou ao Cruzeiro em maio de 2016 e assinou contrato com a equipe mineira até dezembro de 2017. No entanto, o treinador teve resultados muito ruins no Brasileirão e que deixaram a Raposa na penúltima posição. Ele foi demitido em 25 de julho daquele mesmo ano. Atualmente, ele dirige a seleção sul-coreana.

Diego Aguirre

Aguirre - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

O treinador uruguaio chegou ao São Paulo em março de 2018, com um contrato até o fim daquela temporada. Aguirre amargou duas eliminações em competições mata-mata: na semi do Paulistão contra o Corinthians, nos pênaltis, e na Copa do Brasil, na quarta fase, contra o Athletico-PR. Seu trabalho no início do Brasileirão foi bom, mas o rendimento da equipe caiu muito na reta final e, em decisão conjunta, da diretoria, acabou demitido. O seu atual clube é o Al-Rayyan, do Catar.

Dejan Petkovic

Petkovic - false - false
Petkovic toma conta da palavra nos programas do SporTV

Em junho de 2015, Petkovic foi anunciado como técnico do Criciúma para a Série B do Brasileirão. O início foi bom, mas o time catarinense não manteve o bom desempenho e o sérvio deixou o comando da equipe na 15ª posição. Hoje, ele é comentarista dos canais SporTV.